Volkswagen conecta informações do veículo ao smartphone

Sistema será oferecido como acessório em 2019 para todos os veículos Volkswagen

Author Photo
10:16 am - 08 de novembro de 2018

A Volkswagen apresenta o “VW Connect”, plataforma digital que conecta informações do veículo em um aplicativo. Inédita na América do Sul, a tecnologia será item de série para o T-Cross Highline, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019.

Assim que o T-Cross começar a ser comercializado, a Volkswagen passará a oferecer o “VW Connect” como um acessório na rede de concessionárias da marca. Com isso, todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo) poderão ser equipados com esse sistema. Essa tecnologia não substitui o “Manual Cognitivo”, que por meio do sistema IBM Watson responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Plugar e usar

Por meio de um DataPlug conectado na porta “OBD2” do veículo (nos modelos Volkswagen essa entrada fica localizada acima dos pedais e abaixo da coluna de direção), o “VW Connect” reconhece a tecnologia e, via Bluetooth, passa a abastecer o aplicativo com informações do veículo. É um sistema plug and play, isto é, plugar e usar.

Estatísticas como quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível (de cada trajeto) são exibidas no aplicativo, que estará disponível para smartphones e tablets.

Basta cadastrar o valor do litro de combustível que, além da quantidade consumida (em litros), o sistema mostrará o valor (em R$) gasto para percorrer aquele trajeto. Importante destacar que todas as informações são exibidas exclusivamente no aplicativo e não são, em nenhuma hipótese, compartilhadas pelo sistema.

Condução eficiente

A tecnologia oferece ainda uma ferramenta de sugestões para tornar a condução do veículo mais eficiente, monitorando como foi o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo.

O “VW Connect” monitora toda a eletrônica do veículo com o objetivo facilitar a vida dos proprietários de modelos Volkswagen. Entre os recursos disponíveis está o de localizar o veículo. Por exemplo: você é daquelas pessoas que esquecem onde estacionou o carro no shopping? Com o “VW Connect” basta acionar a opção “localização” que você receberá as informações de onde o seu carro está.

Essa funcionalidade oferece a localização do automóvel, gravando automaticamente a última parada registrada do veículo, e a exibe em um mapa. Além disso, a localização do automóvel oferece a possibilidade de navegar para o local onde o automóvel foi estacionado e compartilhar a localização com outras pessoas, como, por exemplo, membros da família, através do WhatsApp com coordenadas de GPS. Adicionalmente, a duração do estacionamento na localização gravada é registada automaticamente, o que é muito útil para localidades com estacionamento rotativo (zona azul), por exemplo.

O sistema conta ainda com outras facilidades, como mostrar a rede de concessionárias nos trajetos que o usuário costuma percorrer e monitorar, de forma inteligente, os períodos de revisão. Isso porque, com base na quilometragem e no período entre os serviços, o sistema avisa o usuário de que ele precisa agendar a próxima revisão. Ao selecionar “agendar serviço”, o cliente escolhe o local e o horário onde realizará o serviço, enquanto isso, o concessionário selecionado receberá um e-mail com os dados do veículo, relatando a quilometragem, qual é tipo de serviço agendado… Resumindo: todos ganham tempo e o processo se torna bem mais ágil.

Achou pouco? Se uma luz de advertência acender no painel, por exemplo, automaticamente o sistema reconhece a avaria e já informa o condutor qual é o problema, sugerindo (dependendo do problema) a visita a uma autorizada. Da mesma forma, ao selecionar essa opção, quando o cliente chegar na concessionária para verificar o incidente, a autorizada já terá conhecimento do que está ocorrendo.

Gamification

O “VW Connect” oferece ainda alguns desafios ou troféus de reconhecimento – o condutor pode se comparar com outros condutores de modelos Volkswagen. Podem ser colecionados alguns tipos de pontuação: condução eficiente, viagens longas, desafios conquistados e utilização do aplicativo, por exemplo. Conforme a pontuação vai aumentando, o cliente passa para o próximo nível, ganhando acesso a novos desafios.

Pedindo ajuda

Em caso de avaria ou de acidente, o aplicativo permite contatar diretamente o VW Service 24h, por exemplo. Em caso de emergência, o sistema pode transmitir por meio do aplicativo os dados do automóvel, assim como a localização atual à oficina autorizada mais próxima. Adicionalmente, também oferece sugestões de procedimentos em situações de emergência, orientando ao condutor manter a calma, por exemplo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.