Faça o teste e descubra que tipo de líder é você

Conheça 7 tipos de liderança e descubra qual o melhor caminho para engajar pessoas

Author Photo
8:02 am - 31 de outubro de 2020
teste líder

Você é um líder autocrata, liberal ou motivador? Que perfil de liderança é o ideal? Existe um perfil de liderança que seja melhor do que os outros? Responder a estas perguntas pode ser complicado, mas conheça o tipo de líder que você é ou para qual você trabalha pode tornar o dia a dia profissional mais fácil.

Marcelo Arone, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, explica que é possível avaliar quais tipos são mais comuns e quais funcionam mais para os dias de hoje, especialmente na transição pós pandemia. Veja abaixo 7 tipos de liderança comuns atualmente:

Liderança centralizadora/autocrática

Esse é o pior tipo de líder, sem dúvida. O cara autoritário, que decide sozinho, que toma a decisão por si próprio sem ouvir seus pares ou subordinados. Infelizmente, ainda tem uma parcela bem grande da chefia nas empresas que age dessa forma.

Liderança liberal

O líder liberal também decide, na maioria das vezes, por si, mas ele permite que a equipe opine, que trabalhe em conjunto as decisões, então ele já descentraliza um pouco a tomada de decisão.

Leia também: Natural One otimiza processos do seu ERP

Liderança democrática

Esse tipo de líder permite que todos sejam ouvidos, pede opinião, e toda decisão é mais colegiada e baseada no senso comum.

Liderança motivadora

Aqui, temos o líder que consegue engajar, deixar a equipe super comprometida com o objetivo e com a cultura da empresa e com o que é necessário para o momento.

Liderança paternalista

Esse é o líder paizão. Um clássico no mercado nacional, é o líder que faz o papel de pai, que ajuda, que inclusive, muitas vezes, faz parte da formação das pessoas da equipe. O líder paternalista nem sempre pode ser um bom líder sob o aspecto técnico, mas ele é tão querido pela equipe, tem uma empatia tão grande com as pessoas, que as pessoas trabalham por ele.

Liderança técnica

O líder técnico é o cara que manja muito do produto/serviço/solução/segmento em que trabalha. Ele é tão técnico, fala com tanta propriedade sobre o assunto, que as pessoas passam a respeitá-lo pelo conhecimento que tem. Não necessariamente é o melhor líder na questão da gestão, mas ele entende do que faz e, por isso, conquista.

Liderança carismática

O tipo de cara empático, que consegue se enxergar no outro e que é tão carismático, não só com a equipe, mas também com as outras áreas da empresa afins ao seu trabalho. Ele também consegue ter uma boa liderança sobre seu time.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.