Você sabe como surgiu o teclado QWERTY? Conheça a história

Author Photo
11:11 am - 05 de julho de 2016

Em 1º de julho de 1874, a máquina de escrever Remington chegou ao mercado, com a versão mais antiga do que se tornaria o layout do teclado que usamos hoje

Há uma antiga lenda sobre o teclado QWERTY, que remonta ao ano de 1977. Alguns dizem que ele provavelmente teria sido escolhido para que fosse usado menos caracteres. Na verdade, o layout foi concebido para ajudar pessoas a digitarem mais rápido.

O layout QWERTY é atribuído a um inventor norte-americano chamado Christopher Sholes e fez sua estreia em sua forma mais primitiva em 1º de julho de 1874, ou 142 anos atrás.

Sholes consumiu alguns anos no desenvolvimento de máquina de escrever e apresentou o pedido de patente em outubro de 1867. No entanto, o layout original, com a segunda metade do alfabeto em ordem na linha superior e na primeira metade da linha de fundo, resultou em alguns problemas. As chaves foram montadas em braços de metal, que poderiam ser pressionadas de forma rápida.

A solução de Sholes foi emparelhar letras, como “ST”, para evitar congestionamentos na hora de digitar, efetivamente permitindo que a pessoa a digitasse mais rapidamente.

Ele passou por várias iterações de projeto, tentando levar a máquina de escrever para o mercado. Quando vendeu o projeto para a fabricante Remington em 1873, o layout QWERTY era o seguinte:

2 3 4 5 6 7 8 9 – ,
Q W E . T Y I U O P
Z S D F G H J K L M
A X & C V B N ? ; R

A Remington fez vários ajustes e lançou a máquina de escrever Sholes e Glidden em 1º de julho de 1874. O layout do teclado, então, era quase o mesmo que usamos hoje, com algumas pequenas diferenças. Os números um e zero foram deixados de fora para ajudar a reduzir custos de produção, uma vez que esses números poderiam ser produzidos usando outras teclas, como capital I e capital O. A Remington também trocou a letra R e o ponto.

O zero foi adicionado bastante cedo, mas alguns teclados na década de 1970 ainda não tinham o número um.

A primeira máquina de escrever Remington vendeu pouco, só podia escrever em letras maiúsculas e quebrava facilmente. Seu valor era considerado caro: US$ 125 por unidade. A máquina de escrever Remington 2 foi lançada em 1878 e não só corrigiu alguns dos defeitos das versões Sholes e Glidden, como também permitiu a venda do negócio para três ex-funcionários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.