Vírus minerador de criptomoedas afeta aparelhos Android via Wi-Fi

Malware do tipo cryptojacking descoberto pela Trend Micro afeta smartphones com modo de desenvolvedor ativado

Author Photo
9:29 am - 25 de junho de 2019

A Trend Micro, fabricante de antivírus alertou sobre um novo vírus para dispositivos Android que se espalha via Wi-Fi. O vírus é do tipo cryptojacking, que usa o processamento do celular de vítimas para minerar criptomoedas para o atacante.

Malwares do tipo cryptojacking são silenciosos e muito difíceis de perceber. Eles aumentam o uso do de processamento e RAM do aparelho, fazendo com que ele esquente, gaste mais bateria e consequentemente tenha uma vida útil mais curta.

De acordo com o G1, o vírus foi chamado de ABDMiner e foi detectado em 21 países, sendo na Coreia do Sul onde há maior porcentual de atividade. No entanto, o vírus só se espalha em smartphones com “modo de desenvolvedor” ativado.

O “modo de desenvolvedor” vem desativado de fábrica, o que deixa os usuários mais ingênuos imunes a esse tipo de ataque. Já os usuários que escolheram ativar as opções de desenvolvedor estão expostos, pois essa função libera acesso de aplicativos ao “root” do sistema.

Uma vez infectado, desabilitar a função de desenvolvedor não é suficiente para conter o vírus, que se espalha via redes de internet sem fio. Um smartphone com o vírus pode infectar todos os outros conectados na mesma rede Wi-Fi.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.