Categories: Notícias

Virtualização de data center alcança economia de 50% para a ABTRA

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), responsável pelo processamento do sistema que permite o controle das transferências de cargas do operador portuário para os recintos alfandegados bem como disponibiliza informações sobre as cargas que trafegam nos portos, buscava mais produtividade e velocidade em seus sistemas. A estratégia, para isso, foi a adoção de servidores IBM, com a contratação de uma solução de virtualização.

Foram implementadas as tecnologias PureFlex com lâmina Power e de um sistema de armazenamento Storwize V7000, da IBM. Com isso, verificou-se expressiva melhora no processamento das operações, que necessitam de escalabilidade da infraestrutura para dar suporte à crescente demanda – hoje a ABTRA processa 3 terabytes de dados, e a previsão é que esse número salte para 14 nos próximos dois anos.
A adoção da tecnologia já representou uma redução de 50% no investimento necessário para manutenção e gestão do data center. Além disso, a centralização dos sistemas acarretará em redução de mais 30% no consumo de energia elétrica. A longa vida útil dos equipamentos, de aproximadamente 15 anos, foi determinante para a decisão de compra.
“Nossa perspectiva é que, futuramente, os sistemas se apresentem como uma Janela Única Portuária (JUP) operacional, integrando as informações necessárias aos órgãos de controle do comércio exterior em conformidade com o projeto Porto Sem Papel, do Governo Federal. Também prevemos a implantação dos sistemas da ABTRA em outros portos públicos do País, em resposta à demanda do segmento”, planeja o gerente de Tecnologia da Informação da ABTRA, Vander Abreu.
O projeto foi financiado por meio de leasing financeiro em 36 meses pelo Banco IBM (maior financiadora do mercado de TI), o que possibilitou a diluição do custo total da solução em prestações mensais acessíveis e com taxas de juros competitivas.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

8 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

9 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

9 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

10 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

10 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

11 horas ago