Notícias

O papel da virtualização de dados na construção de sistemas de energia limpa

Estratégias de migração para a nuvem – como aquelas habilitadas pela virtualização de dados, que podem integrar dados sem o risco de replicá-los – são necessárias para superar o que alguns chamam de maior ameaça existencial da humanidade: o aquecimento global.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, os data centers respondem por 1% da demanda global de eletricidade, contribuindo com 0,3% do total de emissões de carbono em todo o mundo. A previsão é de que esse número só cresça. Acredita-se também que o consumo de água para resfriar armazéns de dados físicos seja prejudicial ao meio ambiente, especialmente quando estão localizados em regiões com escassez de água, como Arizona ou África Subsaariana.

Apesar do alto custo e carga ambiental para manter, a maioria dos dados do mundo é redundante, desnecessária e um desperdício. Na última década, estudos relataram que menos de 1% a 12% dos dados globais são analisados. Isso significa que, apesar da variedade de relatórios, a maioria dos dados fica ociosa.

Ouça: Seguros Unimed investe em data lakehouse para usar dados de forma inteligente

Além disso, apenas 10% dos dados são exclusivos em um determinado ano, de acordo com um relatório recente da IDC. Isso pode ser devido à falta de interoperabilidade entre as fontes de dados e métodos analíticos mais antigos que exigem que o usuário primeiro copie, replique e altere os dados para um novo formato para criar uniformidade entre as diferentes fontes de dados antes que possam ser analisados. Este método aumenta a necessidade de mais armazenamento, aproximando-nos do cataclismo ambiental.

No entanto, os dados não precisam ser a causa da ansiedade climática de ninguém. Felizmente, a tecnologia para permitir o download do data warehouse e a migração para a nuvem sem interrupções nos negócios, bem como análises eficientes para reduzir o desperdício, é oferecida por meio de uma abordagem lógica baseada na virtualização de dados, como a solução empregada pela Plataforma Denodo.

A virtualização dos dados torna a análise das informações mais eficiente. Por meio da Plataforma Denodo, diversas fontes de dados são integradas em cenários heterogêneos, apresentando uma única fonte de verdade para análises em tempo real em uma plataforma amigável, sem a necessidade de replicar, copiar ou alterar dados.

Semelhante à eletrificação dos carros, a Plataforma Denodo, alimentada pela virtualização de dados, permite que os usuários parem de coletar e comecem a se conectar. Dessa forma, a Plataforma Denodo também possibilita a transformação digital em um ritmo sem precedentes, o que será necessário para a construção dos sistemas de energia limpa do futuro.

*Maricela Lechuga é conselheira jurídica associada na Denodo

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

5 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

6 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

8 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

8 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

8 horas ago