Virtualização: 4 passos para uma adoção eficaz

Adaptar-se à transformação digital e contar com uma arquitetura virtualizada, na qual o hardware físico migra para o virtual, requer dedicação, capacitação de equipe e mudança de mentalidade. Para otimizar os resultados, é preciso repensar como os recursos de TI são aplicados e ter profundo  conhecimento sobre a virtualização e os equipamentos envolvidos. “A equipe de TI precisa entender que, agora, todas as áreas (banco de dados, redes e desenvolvimento) precisam trabalhar juntas para atender o negócio. Nesse modelo está tudo interligado”, explica Fernando Barros, especialista e consultor em TI.

Veja, a seguir, quatro passos cruciais para a adoção: 

1. Planejamento

Enquanto a infraestrutura física exige esforço braçal, a virtualização requer menos pessoas e mais planejamento . Com a mudança de servidores físicos para o virtual, os funcionários trabalham de forma diferente, já que os limites de atuação dos administradores de sistemas são eliminados – mesmo para aqueles que estão longe da empresa. Mas, mesmo com a facilidade, é importante que a equipe de TI gerencie as atividades com a mesma segurança.

2. Treinamento de equipe

Com a virtualização, os funcionários de todas as áreas precisam entender como funciona a metodologia, o quão segura é, como lidar com os dispositivos de segurança e quais os passos para adotá-la. Neste cenário, o CIO deve possuir tanto conhecimento técnico (como a tecnologia funciona), quanto cultural (mudanças de mentalidade e na forma de trabalhar). Assim, consegue transmitir o conhecimento para o restante da equipe e demais áreas da companhia.

3. Apoio da TI

Para entregar uma infraestrutura híbrida, a TI precisa apoiar o negócio, e não apenas implementar a solução. Isso inclui observar o ambiente em tempo real, responder possíveis dúvidas dos usuários e entender como todos os processos funcionam, criando um conjunto de regras que permitam que os funcionários trabalhem de forma autônoma e mantenham a proteção de dados.

4. Crescimento orgânico

Para que a virtualização não seja adotada de forma desestruturada, é importante automatizar os processos de segurança e provisionamento. Além disso, a TI precisa elaborar um plano para crescer sob demanda, adaptando as mudanças de arquitetura conforme as necessidades do ambiente da empresa.

Imagem: depositphotos

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

10 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

11 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

13 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

14 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

14 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

15 horas ago