Virtualização: 4 passos para uma adoção eficaz

Capacitar a equipe e ter o apoio da TI são essenciais para o sucesso da estratégia; CIO deve possuir conhecimento técnico e cultural

Author Photo
12:00 pm - 22 de fevereiro de 2018
virtualização virtualização

Adaptar-se à transformação digital e contar com uma arquitetura virtualizada, na qual o hardware físico migra para o virtual, requer dedicação, capacitação de equipe e mudança de mentalidade. Para otimizar os resultados, é preciso repensar como os recursos de TI são aplicados e ter profundo  conhecimento sobre a virtualização e os equipamentos envolvidos. “A equipe de TI precisa entender que, agora, todas as áreas (banco de dados, redes e desenvolvimento) precisam trabalhar juntas para atender o negócio. Nesse modelo está tudo interligado”, explica Fernando Barros, especialista e consultor em TI.

Veja, a seguir, quatro passos cruciais para a adoção: 

1. Planejamento

Enquanto a infraestrutura física exige esforço braçal, a virtualização requer menos pessoas e mais planejamento . Com a mudança de servidores físicos para o virtual, os funcionários trabalham de forma diferente, já que os limites de atuação dos administradores de sistemas são eliminados – mesmo para aqueles que estão longe da empresa. Mas, mesmo com a facilidade, é importante que a equipe de TI gerencie as atividades com a mesma segurança.

2. Treinamento de equipe

Com a virtualização, os funcionários de todas as áreas precisam entender como funciona a metodologia, o quão segura é, como lidar com os dispositivos de segurança e quais os passos para adotá-la. Neste cenário, o CIO deve possuir tanto conhecimento técnico (como a tecnologia funciona), quanto cultural (mudanças de mentalidade e na forma de trabalhar). Assim, consegue transmitir o conhecimento para o restante da equipe e demais áreas da companhia.

3. Apoio da TI

Para entregar uma infraestrutura híbrida, a TI precisa apoiar o negócio, e não apenas implementar a solução. Isso inclui observar o ambiente em tempo real, responder possíveis dúvidas dos usuários e entender como todos os processos funcionam, criando um conjunto de regras que permitam que os funcionários trabalhem de forma autônoma e mantenham a proteção de dados.

4. Crescimento orgânico

Para que a virtualização não seja adotada de forma desestruturada, é importante automatizar os processos de segurança e provisionamento. Além disso, a TI precisa elaborar um plano para crescer sob demanda, adaptando as mudanças de arquitetura conforme as necessidades do ambiente da empresa.

Imagem: depositphotos

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.