Videoconferência: ontem, hoje e amanhã

Como as tecnologias de vídeo mudam a maneira como colaboramos e nos comunicamos

Author Photo
12:00 pm - 09 de abril de 2018
Videoconferencia ontem, hoje e amanha Videoconferencia ontem, hoje e amanha

As tecnologias de vídeo estão cada vez mais acessíveis. Da mudança de uma câmera pesada, VHS, para o uso da câmera do celular, até as super tecnológicas salas de telepresença, que hoje podem ser substituídas por aplicativos nos smartphones, o uso do vídeo como forma de interação e colaboração mudou a forma como nos comunicamos.

Nas empresas não é diferente. Com o avanço do modelo de contratação de praticamente “tudo como serviço” a adoção de novas tecnologias e tendências de mercado tornou-se mais rápida e, definitivamente, mais barata. Com o vídeo não é diferente.

A adoção das tecnologias de vídeo impacta:

– Atendimento ao cliente: de forma cada vez mais pessoal e personalizada, o videoatendimento está crescendo no Brasil de forma significativa. Com o vídeo, os ruídos da comunicação diminuem e as empresas podem mostrar mais transparência e empatia com seu cliente;

Ensino a Distância: com aulas por vídeo, com streaming ao vivo ou mesmo gravados, o ensino ultrapassa cada vez mais a barreira da sala de aula e alcança qualquer indivíduo disposto a aprender;

– Reuniões e colaboração entre equipes: este ano o Brasil regulamentou até mesmo as reuniões de board de empresas, que hoje podem ocorrer por videoconferência. As tecnologias de vídeo aproximam as equipes e rompem as barreiras físicas das empresas, além de gerarem uma economia significativa com viagens e transporte.

Temos acompanhado estes e outros movimentos que, impulsionados pelo vídeo, que entregam novas possibilidades para diversos mercados. A crise econômica atual faz com que empresas busquem soluções inteligentes para reduzir seus custos e operações, a fim de otimizar seus serviços. E o futuro promete a expansão do uso da comunicação por vídeo, para mantermos as boas práticas aprendidas na crise e garantirmos a eficiência do negócio em um cenário tão competitivo.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.