Videoconferência cresce como recurso para recrutamento e seleção, aponta estudo

Author Photo
3:44 pm - 30 de setembro de 2016
Videoconferência cresce como recurso para recrutamento e seleção

Empresas brasileiras estão cada vez mais interessadas em adotar ferramentas de vídeo conferência para agilizar e otimizar o processo de contratação de profissionais. O interesse em adotar este recurso como uma solução complementar ao processo de recrutamento e seleção tem crescido de forma considerável no país. É o que mostra uma pesquisa realizada com 240 recrutadores clientes ou prospects do Compleo ATS, software de recrutamento e seleção, que aponta que 45% já utilizaram o vídeo alguma vez e 52,4% têm interesse em testar o recurso.

A soma dos que já aplicaram a vídeo entrevista com os que têm interesse em aplicar totaliza 73,82% dos entrevistados, o que, para Wagner Costa Santos, Diretor do Compleo ATS, demonstra que há uma grande porcentagem de potenciais recrutadores que realizam ou gostariam de realizar as entrevistas via vídeo.

A pesquisa mostrou também que a diminuição do tempo gasto no processo seletivo é o principal benefício apontado pelos recrutadores, com 56,86%. Já a maior autonomia para controlar a agenda de entrevista foi eleita por 51% como a principal vantagem em usar este tipo de recurso.

Wagner Costa Santos acrescenta que os números apontam que o mercado está cada vez mais maduro em relação aos benefícios que a aplicação do vídeo agrega ao processo seletivo. “Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam investir em opções que otimizem e aperfeiçoem este processo, tornando-o mais rápido e eficiente. Neste sentido, a vídeo entrevista tem se mostrado não só uma tendência, como também uma alternativa para reduzir custos e otimizar o tempo dos entrevistadores e dos entrevistados”, completa.

De acordo com companhia, a aplicação do vídeo pode reduzir o tempo de triagem em cerca de 83%, já que ele diminui a quantidade de entrevistas presenciais ao trazer para esta etapa apenas os candidatos aderentes ao perfil da vaga. Além de ganhar tempo na etapa de recrutamento, o serviço também pode reduzir custos com viagens.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.