Soluções de videoatendimento ajudam a revolucionar o varejo

Author Photo
12:00 pm - 21 de novembro de 2017
videoatendimento videoatendimento

O número de consumidores adeptos das lojas virtuais, sejam de grandes redes ou de novos empreendedores, têm crescido exponencialmente. Antes mesmo da “transformação digital” se tornar uma necessidade, o varejo já estava presente no mundo virtual. Ainda há consumidores que não dispensam a experiência visual e tátil de um produto antes de se decidirem por uma compra, tampouco um atendimento presencial, personalizado e humano. Porém, com o uso de novas soluções de telepresença, é possível oferecer um videoatendimento muito próximo ao pessoal.

É possível perceber que os varejistas que empregam os mesmos esforços em aumentar as vendas e manter a base de clientes, têm vantagem competitiva. E num mercado tão acirrado como o de vendas online, isso é um diferencial importante. Combinando tecnologia e preparo profissional na área de pré-vendas, é possível que o atendente apresente produtos e tire dúvidas, atendendo às necessidades particulares de cada consumidor. Nada agrada mais o consumidor brasileiro do que uma atenção especial, uma solução personalizada.

A videocolaboração também pode beneficiar o pós-venda. Especialmente naqueles casos problemáticos, pelos quais toda empresa passa. Em situações como essa, o consumidor espera resolver seu problema da maneira mais rápida possível, esclarecer suas dúvidas com facilidade e ser atendido de maneira fluída, sem troca de canais ou departamentos. O atendimento telefônico, nesses casos, pode ser desgastante e, apesar da comprovada eficiência da inteligência artificial, um cliente insatisfeito pode ficar irritado ao ser atendido por um chatbot. O videoatendimento personalizado pode melhorar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente, fatores diferenciadores para a conquista, retenção e fidelização do cliente.

As ferramentas de telepresença tendem a ganhar espaço no mercado, já que sua utilização não requer a instalação de softwares ou aplicativos, e funcionam em qualquer dispositivo e lugar com acesso à internet. Esse ano, o aumento de vendas da NetGlobe em soluções de videocolaboração para o relacionamento digital foi de 15%, o que aponta o crescimento da aceitação dessas soluções no mercado.

Modelos de negócios com foco no cliente tendem a ir mais longe e essa lógica se aplica especialmente ao varejo.

Oferecer o videoatendimento como um canal de contato em um mundo onde as empresas estão cada vez mais robotizadas mostra engajamento e compromisso em atender todas as demandas do consumidor. O varejista que investir no atendimento ao cliente por vídeo estará dando um passo decisivo para que sua loja virtual se torne uma referência no seu segmento, seja ele qual for.

Conheça como a Via Varejo utiliza ferramentas de videocolaboração!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.