Viavi se posiciona no caminho 5G para apoiar implantações em todo o mundo

Dados apontam que 14 fabricantes de equipamentos de rede anunciaram envolvimento em testes 5G

Author Photo
2:10 pm - 27 de fevereiro de 2018

A Viavi Solutions lança novos dados da indústria sobre no relatório State of 5G Trials em todo o mundo. Devido ao fato de as operadoras de telefonia móvel correrem para fornecer serviços de última geração para assinantes e conectividade IoT, o ritmo de testes de campo 5G e implantações aceleraram rapidamente nos últimos seis meses.

Um total de 72 operadoras de rede já estão testando 5G – quase três vezes o número que conduziu ensaios no mesmo período do ano passado – sendo 28 deles com testes de campo. Além disso, mais 28 operadoras anunciaram planos para testes 5G. E, o fato mais significante, foram dois provedores de serviços no Oriente Médio que lançaram serviços 5G pré-comerciais com disponibilidade limitada – Etisalat e Ooredoo.

Relatórios dos ensaios 5G em curso indicam que algumas operadoras estão alcançando altas velocidades de dados. Mais precisamente, quatro operadoras relataram alcançar uma velocidade de 70 Gbps, são elas Etisalat, Proximus, Telenor e Zain. A velocidade média, no entanto, é muito menor, com seis operadoras alegando velocidades superiores a 35 Gbps, e outros seis relatando uma velocidade de 10 Gbps.

Apesar de a nova especificação de rádio 3GPP 5G ter sido recentemente concluída, 14 fabricantes de equipamentos de rede anunciaram envolvimento em testes 5G. Até a data, esses testes foram realizados em uma ampla gama de largura de banda, variando de sub-3 GHz a 86 GHz. Entre operadoras que divulgam o seu espectro de teste, o comprimento de onda mais comum é 28 GHz, com operação de 21 delas, seguidos dos demais com 15 GHz.

“As expectativas para 5G são elevadas, oferecendo às operadoras móveis novas oportunidades de receita”, disse Stéphane Téral, Diretora Executiva de Pesquisa e Análise, Infraestrutura Móvel e Economia de Transportadoras, IHS Markit. “No entanto, o caminho para a adoção completa de 5G é complicado e ainda está evoluindo. Operadoras e fornecedores de infraestrutura em todo o mundo estão se movendo em diferentes velocidades quando se trata de testes e de implantação – eles precisam agir agora para enfrentar os desafios tecnológicos”.

“Os provedores de serviços de rede têm acompanhado a evolução para 5G há algum tempo. Isso inclui em como lidar com desafios tecnológicos como a convergência móvel fixa, nuvem híbrida, corte de rede e virtualização crescente”, disse Sameh Yamany, Diretor de Tecnologia da Viavi Solutions. “O teste virtual, automação, auto-otimização e análise serão essenciais para lidar com a crescente complexidade e escala das redes 5G, ao mesmo tempo em que gerencia a demanda por altas taxas de dados, aplicações de baixa latência e serviços de IOT em grande escala”.

Os dados do “State of 5G Trials” foram compilados a partir de fontes publicamente disponíveis apenas para fins informativos, como parte da prática da Viavi de rastrear tendências para permitir o desenvolvimento de soluções de ponta. O Viavi “State of 5G Trials” serve como documento complementar para o Viavi Gigabit Monitor, um banco de dados visual de implantações de internet gigabit em todo o mundo.

No Mobile World Congress 2018, a Viavi apresentará soluções que estão disponíveis hoje, o que auxilia o caminho para o ecossistema de comunicações móveis 5G do futuro. Entre em contato com a Viavi para agendar uma reunião para saber mais sobre soluções fim a fim, análises e otimização de redes híbridas e virtualizadas, bem como testes e medições para IoT, RAN centralizado (C-RAN) e a evolução para 5G.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.