Notícias

Via Varejo investe na maior integração do e-commerce com as lojas físicas

Via Varejo é uma empresa de varejo e também de tecnologia. É dessa forma que o gerente de TI, Maicon Peixinho, define o momento atual da empresa, dona de duas das mais importantes marcas do varejo brasileiro: Casas Bahia e Ponto Frio.

O modelo antigo, que barrava inovações, tem sido substituído por uma estrutura ágil, permitindo novidades sobretudo no digital.

O primeiro resultado da Transformação Digital da companhia é a implementação de um sistema de vendas para lojas físicas, integrada às lojas digitais.

Marcelo Ingarano, ex-gerente de TI Via Varejo, que foi um dos líderes da reestruturação da infraestrutura da companhia, lembra que a Via Varejo contava com um sistema legado, baseado em mainframe, utilizado por mais de 30 anos. “Por questões de competitividade e estratégia, o atendimento mais personificado precisava de uma plataforma omnichannel”, comentou. “Tínhamos site, loja e app, mas eles não se falavam”, lembrou, em entrevista à Computerworld Brasil.

Esse era o cenário de dois anos atrás, até que houve a fusão da Via Varejo com a CNova, unindo braços físico e digital em uma mesma operação. “Simplesmente tínhamos uma página em branco e precisávamos reescrever a empresa olhando para tecnologia.”

A plataforma criada foi a ViaMais, que entrou no ar no início de 2018. “O sistema conta com mais de mil lojas e foi o principal kickoff do que tratamos de DevOps. Criamos referências”, adicionou Ingarano.

Agora, o ViaMais está sendo usado como percursor para novas transformações. A próxima delas é no e-commerce

Novo passo digital
Com uma nova estrutura de criação de produtos, com equipes multidisciplinares e práticas ágeis, a Via Varejo está trabalhando em um novo projeto para o comércio digital.

Peixinho conta que o e-commerce da empresa começou a ser reestruturado e iniciará uma “nova era” a partir do segundo trimestre deste ano. Com toda a infraestrutura tecnológica reforçada, as equipes terão maior autonomia e agilidade para colocar inovações em prática.

Atualmente, as vendas de e-commerce representam apenas 25% do faturamento da companhia. Segundo o executivo, a ideia é que no primeiro trimestre já seja 30% e, no final do segundo trimestre, 40%.

Momento de retomada
Os esforços de transformação digital vão ao encontrou dos planos do GPA, grupo que controla a Via Varejo. Peter Estermann, presidente do GPA, disse na última semana, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que a missão no momento é recuperar a Via Varejo, cujo lucro caiu 79% até setembro em relação a 2017.

O foco, segundo Estermann, é recuperar receita e preparar a venda do controle da empresa.

Os planos digitais da companhia, segundo o executivo, incluem a intenção de lançar uma plataforma própria de pagamento e, na Via Varejo, o lançamento de uma carteira digital, projeto em parceria com a fintech AirFox.

Ainda segundo Estermann, a integração dos mundos físico e on-line começou há apenas dois anos e não poderá passar de 2020.

Agilidade
Ingarano destaca que o time to market anteriormente possibilita subir um ou dois sprints em mês, em média. “Saímos de um cenário de uma implementação a cada 15 dias, para diariamente.”

Todo esse novo modelo permitiu novidades não apenas como a ViaMais e o novo e-commerce, mas também novidades como vendas de lojas somente mobile, quiosques etc. “É uma plataforma concebida para ser multicanal e devices”, disse Ingarano.

Dados
Outra forte aposta da TI da Via Varejo é no modelo baseado em dados para potencializar a tomada de decisões. “Antes as decisões eram baseadas em feeling. Agora, trabalhamos realmente focados em resultados a partir dos dados que conseguimos obter tanto de negócios quanto de performance, por meio do uso de ferramentas de Analytics”, disse Peixinho.

Uma das ferramentas de inteligência utilizada é a da Dynatrace, que permite o gerenciamento de toda infraestrutura de TI, para garantir performance e evitar quedas no sistema. “2019 promete ser um grande ano para a Via Varejo”, completou Peixinho.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

22 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

23 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

24 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago