Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Via Varejo investe na maior integração do e-commerce com as lojas físicas

Com uma nova estrutura de criação de produtos, com equipes multidisciplinares e práticas ágeis, empresa trabalha em um novo projeto para o e-commerce

Guilherme Borini
21:02 pm - 04 de fevereiro de 2019
Shutterstock

A Via Varejo é uma empresa de varejo e também de tecnologia. É dessa forma que o gerente de TI, Maicon Peixinho, define o momento atual da empresa, dona de duas das mais importantes marcas do varejo brasileiro: Casas Bahia e Ponto Frio.

O modelo antigo, que barrava inovações, tem sido substituído por uma estrutura ágil, permitindo novidades sobretudo no digital.

O primeiro resultado da Transformação Digital da companhia é a implementação de um sistema de vendas para lojas físicas, integrada às lojas digitais.

Marcelo Ingarano, ex-gerente de TI Via Varejo, que foi um dos líderes da reestruturação da infraestrutura da companhia, lembra que a Via Varejo contava com um sistema legado, baseado em mainframe, utilizado por mais de 30 anos. “Por questões de competitividade e estratégia, o atendimento mais personificado precisava de uma plataforma omnichannel”, comentou. “Tínhamos site, loja e app, mas eles não se falavam”, lembrou, em entrevista à Computerworld Brasil.

Esse era o cenário de dois anos atrás, até que houve a fusão da Via Varejo com a CNova, unindo braços físico e digital em uma mesma operação. “Simplesmente tínhamos uma página em branco e precisávamos reescrever a empresa olhando para tecnologia.”

A plataforma criada foi a ViaMais, que entrou no ar no início de 2018. “O sistema conta com mais de mil lojas e foi o principal kickoff do que tratamos de DevOps. Criamos referências”, adicionou Ingarano.

Agora, o ViaMais está sendo usado como percursor para novas transformações. A próxima delas é no e-commerce

Novo passo digital
Com uma nova estrutura de criação de produtos, com equipes multidisciplinares e práticas ágeis, a Via Varejo está trabalhando em um novo projeto para o comércio digital.

Peixinho conta que o e-commerce da empresa começou a ser reestruturado e iniciará uma “nova era” a partir do segundo trimestre deste ano. Com toda a infraestrutura tecnológica reforçada, as equipes terão maior autonomia e agilidade para colocar inovações em prática.

Atualmente, as vendas de e-commerce representam apenas 25% do faturamento da companhia. Segundo o executivo, a ideia é que no primeiro trimestre já seja 30% e, no final do segundo trimestre, 40%.

Momento de retomada
Os esforços de transformação digital vão ao encontrou dos planos do GPA, grupo que controla a Via Varejo. Peter Estermann, presidente do GPA, disse na última semana, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que a missão no momento é recuperar a Via Varejo, cujo lucro caiu 79% até setembro em relação a 2017.

O foco, segundo Estermann, é recuperar receita e preparar a venda do controle da empresa.

Os planos digitais da companhia, segundo o executivo, incluem a intenção de lançar uma plataforma própria de pagamento e, na Via Varejo, o lançamento de uma carteira digital, projeto em parceria com a fintech AirFox.

Ainda segundo Estermann, a integração dos mundos físico e on-line começou há apenas dois anos e não poderá passar de 2020.

Agilidade
Ingarano destaca que o time to market anteriormente possibilita subir um ou dois sprints em mês, em média. “Saímos de um cenário de uma implementação a cada 15 dias, para diariamente.”

Todo esse novo modelo permitiu novidades não apenas como a ViaMais e o novo e-commerce, mas também novidades como vendas de lojas somente mobile, quiosques etc. “É uma plataforma concebida para ser multicanal e devices”, disse Ingarano.

Dados
Outra forte aposta da TI da Via Varejo é no modelo baseado em dados para potencializar a tomada de decisões. “Antes as decisões eram baseadas em feeling. Agora, trabalhamos realmente focados em resultados a partir dos dados que conseguimos obter tanto de negócios quanto de performance, por meio do uso de ferramentas de Analytics”, disse Peixinho.

Uma das ferramentas de inteligência utilizada é a da Dynatrace, que permite o gerenciamento de toda infraestrutura de TI, para garantir performance e evitar quedas no sistema. “2019 promete ser um grande ano para a Via Varejo”, completou Peixinho.

Tags:
e-commerce
transformação digital
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados