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Via atualiza sistema de gestão logística em seu maior centro de distribuição

Em busca de maior eficiência logística, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, converteu seu sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem. A implementação da tecnologia Active Warehouse Management (WMS), da Manhattan, foi feita inicialmente para atender o Centro de Distribuição de Jundiaí, em São Paulo.

A nova versão do software da Manhattan implementada, segundo a Via, permite a melhoria da gestão dos processos logísticos e ganhos de produtividade e eficiência no CD, considerado o coração logístico da rede. São 306 mil m² de área para estocar e distribuir os produtos que são comercializados por suas marcas e por parceiros.

A implementação da tecnologia também influenciará os outros nove centros de distribuição da varejista localizados nos estados de Paraná, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Manaus. Estes também passam a fazer uso do novo sistema Manhattan. A expectativa, de acordo com a Via, é que quase 90% da sua malha logística seja atualizada ainda em 2023.

A atualização promete cobrir a complexidade que é a operação logística da Via, com marcas presentes em mais de 450 cidades no País. Ao todo são 30 CDs e mais de 1.100 lojas que funcionam como mini-hubs para entrega e recebimento das mercadorias. Com a migração, a Via espera melhorar a integração digital que é demandada especialmente pela área de e-commerce da companhia.

A tecnologia também irá possibilitar a ampliação das operações 3P (comercializados por parceiros do marketplace), o pilar da estratégia omnichannel da Via. Assim, a Via espera fortalecer o ‘as a service’ da empresa, ou seja, a oferta de serviços para variadas demandas – o fulfillment e o fullcommerce, soluções logísticas para outros negócios.

Para Fernando Gasparini, diretor de Logística da Via, a nova ferramenta trará ganhos significativos ao negócio como um todo. “Essa solução facilita a estratégia de omnicanalidade da Via, que é a integração das vendas no físico e nas plataformas online, como site e aplicativo. Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, afirma.

De acordo com o diretor, outra grande vantagem é a otimização e ganho de tempo com os processos internos graças ao que o setor chama de “convocação ativa” dos operadores, além da atualização automática e constante do software a cada 90 dias.

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