Categories: Notícias

Vereadores aprovaram projeto que impede funcionamento do Uber em SP

Foi aprovada na noite da última terça-feira (30/6) por 49 votos a 1 a PL 349/14, que proíbe o funcionamento do Uber na capital paulista. O texto ainda precisa passar por mais uma votação no legislativo para, então, seguir para a sanção do Prefeito Fernando Haddad – o que oficializa o banimento do serviço das ruas.

Vale lembrar que, no mesmo dia, a empresa havia iniciado uma campanha pedindo apoio dos usuários que são a favor do serviço, para que enviassem mensagens aos vereadores solicitando a autorização para que o app continuasse funcionando.

O total de e-mails registrados pela companhia foi de 200 mil. “Isto é um sinal claro de que a população quer ter seu direito de escolha respeitado”, disse a empresa no blog.

Por enquanto a empresa indicou que continuará operando normalmente.“A Uber defende que os usuários têm o direito de escolher o modo que desejam se movimentar”, disse a empresa no blog. “Em um momento que se fala tanto em mobilidade na cidade de São Paulo, a inovação é crucial para que as cidades fiquem cada vez mais conectadas, transparentes e inteligentes. A Uber acredita que é possível criar novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana.”

Polêmica
O único vereador que apoiou o funcionamento da Uber foi José Police Neto (PSD), que foi vaiado pelos taxistas que protestavam nas ruas durante a votação na Câmara Municipal. De acordo com ele, a concorrência criada pela existência do serviço resultaria em menor preço e maior qualidade – a única coisa que deveria ser revista, na opinião dele, é a segurança.

Essa opinião é completamente contrária a do autor do projeto, Adilson Amadeu (PTB), que afirmou acreditar que a concorrência criada pelo serviço é desleal.

Além de Police Neto, dois integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), Alexandre Júlio e Fernando Holiday, os quais também defendem o uso do aplicativo, foram hostilizados pelos taxistas que protestavam nas ruas, que jogaram ovos neles.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

16 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago