Segundo levantamento realizado pelo Gartner, o número de telefones móveis comercializados globalmente no terceiro trimestre de 2014 foi expressivo. Dados do estudo apontam que as vendas para o usuário final cresceram 20,3% no período, totalizando 455,8 milhões de unidades.
As vendas de telefones móveis foram significativas na maioria das regiões, exceto na América Latina, com queda de 7,4%, na Europa Ocidental, com 13,5%, e no Japão, com 1,8%. A Europa Ocidental apresentou retração pela terceira vez consecutiva, com queda de 5,2%.
“As vendas dos chamados ‘feature phones’, modelos tradicionais que não possuem as funções ‘inteligentes’, caíram 25% durante o terceiro trimestre. Essa queda aconteceu devido à diferença de preço entre esses aparelhos e os smartphones de baixo custo equipados com sistema operacional Android”, explica o diretor de pesquisas do Gartner, Roberto Cozza, que ainda ressaltou a elevação de 66% no número de aquisições de smartphones, salientando que, até 2018, nove entre dez celulares serão smartphones.
Os mercados emergentes foram os que apresentaram os maiores crescimentos já registrados, com a Europa Oriental e a África/Oriente Médio obtendo a maior melhora durante o terceiro trimestre de 2014, com elevação de quase 50% nas vendas de smartphones na comparação anual. Já entre os mercados considerados “maduros”, os Estados Unidos tiveram maior crescimento, com elevação de 18,9%. Entretanto, esse valor foi impulsionado pelo lançamento dos modelos de smartphone da Apple, o iPhone 6 e 6 Plus.
“Durante os feriados esperamos um recorde de vendas do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Apesar disso, não devemos subestimar os vendedores chineses e as marcas locais. Os players chineses continuarão pensando em expansão para mercados emergentes. Na Europa, mercados de modelos pré-pagos e telefones LTE de baixo custo irão oferecer oportunidades chave para essas marcas”, afirma a diretora de pesquisas do Gartner, Annette Zimmermann.
Vendas globais de smartphones para usuários finais no terceiro trimestre de 2014 (milhares de unidades)
Companhia
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2014
|
Fatia de mercado no terceiro trimestre de 2014 (%)
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2013
|
Fatia de mercado no terceiro trimestre de 2013 (%)
|
Samsung
|
73,212.4
|
24.4
|
80,356.8
|
32.1
|
Apple
|
38,186.6
|
12.7
|
30,330.0
|
12.1
|
Huawei
|
15,934.9
|
5.3
|
11,665.7
|
4.7
|
Xiaomi
|
15,772.5
|
5.2
|
3,617.5
|
1.5
|
Lenovo
|
15,011.9
|
5.0
|
12,882.0
|
5.2
|
Outros
|
142,891.6
|
47.5
|
111,445.0
|
44.5
|
Total
|
301,009.9
|
100.0
|
250,297.0
|
100.0
|
Principais players do mercado
O estudo ainda ressalta o forte crescimento das companhias chinesas no segmento. Huawei, Xiaomi e Lenovo tiveram elevação de 4,1 pontos percentuais em suas fatias de mercado. “Com a habilidade de reduzir custos, as marcas chinesas estão bem posicionadas para expandir sua atuação no mercado de telefones ‘premium’, apesar de não estarem prontas para competir com produtos high-end da Apple e Samsung. O mercado de smartphone está, mais do que nunca, com um fluxo favorável para que novos players ganhem espaço no mercado”, destaca Cozza, que ainda salientou a queda de 7% no domínio que a Apple e a Samsung têm nesse segmento, estacionando em 37% de market share.
Samsung: as vendas de telefones tradicionais e smartphones regrediram durante o terceiro trimestre de 2014, o que levou a companhia a perder fatia de mercado em ambos os modelos. A maior queda foi causada pelos telefones tradicionais, que retraíram 10,8% na comparação anual. A demanda por smartphones também caiu, principalmente na Europa Ocidental e na Ásia. Na China, maior mercado da companhia, a queda foi expressiva, chegando a 28,6% de retração.
Apple: já a Apple teve alta de 26% no número de smartphones comercializados durante o terceiro trimestre de 2014, impulsionada pelo lançamento dos novos modelos de iPhones, que possuem telas maiores. Segundo o Gartner, o próximo trimestre deverá ser o maior em volume de vendas da história da Apple, visto que os novos dispositivos são demandados excessivamente pelos consumidores desde o lançamento.
Huawei e Xiaomi: embora a Huawei tenha chegado à terceira posição do ranking durante o período, ainda existe uma grande diferença no número de smartphones comercializados por ela e pelas duas líderes do ranking. Já a concorrente chinesa vivenciou o maior crescimento do trimestre, com elevação de 336%, motivada pelo forte desempenho da companhia na China, onde ela se tornou líder de mercado.
Sistemas operacionais
No mercado de sistemas operacionais para smartphone, o Android continua aumentando sua fatia de mercado, com elevação de 22%. Devido ao alto número de usuários, o sistema também é um dos principais alvos dos cibercriminosos. Na contramão, o Windows Phone perdeu espaço. “A Microsoft precisa manter o momento anterior ao terceiro trimestre, quando dispositivos baseados em Windows cresceram trimestres consecutivos devido a entrada do sistema em dispositivos considerados ‘medianos’”, explica Zimmermann.
Veja abaixo as vendas globais de smartphones por sistemas operacionais para usuários finais durante o terceiro trimestre de 2014
Sistema Operacional
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2014
|
Fatia de mercado no terceiro trimestre de 2014 (%)
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2013
|
Fatia de mercado no terceiro trimestre de 2013(%)
|
Android
|
250,060.2
|
83.1
|
205,243
|
82.0
|
iOS
|
38,186.6
|
12.7
|
30,330
|
12.1
|
Windows
|
9,033.4
|
3.0
|
8,916
|
3.6
|
Blackberry
|
2,419.5
|
0.8
|
4,401
|
1.8
|
Outros
|
1,310.2
|
0.4
|
1,407
|
0.6
|
Total
|
301,009.9
|
100.0
|
250,296.8
|
100.0
|
As vendas globais de telefones móveis para usuários finais totalizaram 455,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2014, e foram rasas em comparação ao mesmo período de 2013. As vendas de telefones móveis foram maiores na maioria das regiões, exceto na América Latina, com queda de 7,4%, na Europa Ocidental, com 13,5%, e no Japão, com 1,8%.
Confira os dados das vendas globais de telefones móveis para usuários finais feitas por vendedores no terceiro trimestre de 2014
Companhia
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2014
|
Fatia de mercado no terceiro trimeste de 2014 (%)
|
Unidades vendidas no terceiro trimestre de 2013
|
Fatia de mercado no terceiro trimestre de 2013 (%)
|
Samsung
|
94,017.8
|
20.6
|
117,060.8
|
25.7
|
Nokia
|
43,134.2
|
9.5
|
63,058.8
|
13.8
|
Apple
|
38,186.6
|
8.4
|
30,330.0
|
6.7
|
LG Electronics
|
18,976.8
|
4.2
|
18,046.3
|
4.0
|
Huawei
|
16,324.3
|
3.6
|
13,574.8
|
3.0
|
TCL Communication
|
15,955.5
|
3.5
|
13,311.0
|
2.9
|
Xiaomi
|
15,772.5
|
3.5
|
3,617.5
|
0.8
|
Lenovo
|
15,131.5
|
3.3
|
12,999.8
|
2.9
|
ZTE
|
13,857.6
|
3.0
|
13,697.3
|
3.0
|
Micromax
|
10,172.4
|
2.2
|
6,786.5
|
1.5
|
Outros
|
174,255.4
|
38.2
|
163,223.8
|
35.8
|
Total
|
455,784.7
|
100.0
|
455,706.5
|
100.0
|