Vendas de tablets caem 8% no segundo trimestre no Brasil

As vendas de tablets no Brasil recuaram novamente nos meses de abril, maio e junho deste ano. Segundo o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, lo mercado de tablets caiu 8% no segundo trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram vendidos 790 mil máquinas contra 860 mil em 2016. A receita total foi de R$ 400 milhões, 11% a menos do que no segundo trimestre de 2016, mas 9% a mais na comparação com o primeiro trimestre de 2017.

“Temos observado um comportamento agressivo dos fabricantes, com preços promocionais e brindes para frear a queda. Além disso, notamos que empresas estão diversificando produtos para gerar mais demanda”, diz Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil. “O mercado de tablets para o público infantil é bastante forte, mas produtos voltados para o idoso, por exemplo, estão entrando agora no radar”, avalia La Falce.

Tíquete médio de das vendas de tablets

A IDC destaca também a alteração do tíquete médio no período. Em comparação com o primeiro trimestre de 2017, o valor médio dos aparelhos teve alta de 6%. Assim, passou de R$ 477, de janeiro a março, para R$ 505, de abril a junho.

Na comparação ano a ano, houve crescimento de 14%. O tíquete médio no segundo trimestre de 2016 foi de R$ 443. “Os aparelhos de melhor qualidade tiveram mais espaço no período. O setor está empenhado em mostrar que os tablets não são apenas para entretenimento e sim para educação, trabalho e para consumo de conteúdo em geral”, argumenta o analista.

Para a IDC, até o fim de 2017 devem ser comercializados 3,75 milhões de tablets. O número consolida o recuo de 6% nas vendas ante 2016, quando 4 milhões foram vendidos. “A receita total de 2017 deve fechar o ano em R$ 1,967 bilhão. O que representa uma retração de 6% na comparação com os números do último ano”, conclui La Falce.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

11 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

12 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

14 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

14 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

16 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

17 horas ago