Notícias

Vendas de PCs começam a desacelerar após dois anos de crescimento impulsionado pela pandemia

Após dois anos de crescimento de dois dígitos, as remessas globais de dispositivos de computação pessoal caíram 5% no primeiro trimestre de 2022, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de análise IDC.

Mesmo com a desaceleração das vendas globais no início do ano, os fornecedores ainda enviaram 80,5 milhões de laptops, desktops, notebooks e estações de trabalho durante o primeiro trimestre de 2022, marcando o sétimo trimestre consecutivo em que as remessas globais ultrapassaram 80 milhões. Esse é o período mais longo sustentado com mais de 80 milhões de remessas globais de PCs desde 2012.

Os principais fornecedores do mercado permaneceram inalterados desde o quarto trimestre de 2021, com a Lenovo detendo uma participação de mercado de 23%. No Mobile World Congress, no início deste ano, a empresa anunciou uma série de novos dispositivos ThinkPad, IdeaPad e tablet, todos destinados a permitir melhor trabalho remoto e híbrido.

A HP e a Dell Technologies também tiveram participação de mercado de dois dígitos neste trimestre, de 20% e 17%, respectivamente. A Apple ficou em quarto lugar pelo rastreador do IDC e o quinto lugar foi compartilhado pela Asus e Acer.

A pesquisa também descobriu que, em parte devido à escassez contínua da cadeia de suprimentos, os notebooks tiveram um declínio ano a ano, enquanto os desktops cresceram ligeiramente. Dell, Apple e ASUS foram os únicos grandes fornecedores que registraram crescimento de remessas ano a ano.

Comentando os resultados, Ryan Reith, ivce-presidente do grupo de rastreadores de dispositivos móveis mundiais do IDC, disse que o foco “não deve estar no declínio ano a ano nos volumes de PCs, porque isso era esperado”, mas sim na capacidade da indústria de ainda conseguir enviar mais de 80 milhões de PCs “em um momento em que a logística e a cadeia de suprimentos ainda estão uma bagunça, acompanhadas por vários desafios geopolíticos e relacionados à pandemia”.

Jay Chou, gerente de pesquisa do rastreador trimestral de monitores de PC do IDC, ecoou seus pensamentos, observando que “além dos gastos comerciais em PCs, ainda existem mercados emergentes onde a demanda foi negligenciada nos períodos anteriores da pandemia, e a demanda do consumidor final também se manteve”.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago