Venda de smartphones deverá desacelerar no Brasil

Author Photo
10:35 am - 08 de abril de 2015
Venda de smartphones deverá desacelerar no Brasil
A venda de smartphones no Brasil fechou o ano de 2014 com crescimento de 55% com relação a 2013, segundo a IDC. Mas neste ano, o quadro será diferente. De acordo com a Pyramid Research, a desvalorização rápida do real vai impactar nas vendas de celulares em geral e, especialmente, na comercialização de smartphones, que deverá registrar expansão modesta.

A Pyramid Research espera que o preço médio de venda de aparelhos celulares no Brasil aumente, impulsionado pelo fato de que muitos componentes para smartphones, como processadores móveis e chipsets, ainda são importados e comprados com base no dólar. 

Apesar da estabilidade do mercado, as vendas de smartphones no acumulado 2015-2019 será de 313,3 milhões, tornando o Brasil um dos mercados de smartphones mais atraentes no mundo todo.

Em razão desse quadro, a Pyramid Research aponta que alguns fabricantes de smartphones estão conversando com distribuidores e operadores para negociar preços e contratos no Brasil. 

Operadoras de telefonia móvel no País estão focando na expansão da sua cobertura LTE e em receitas de dados móveis. Marcelo Kawanami, analista sênior da Pyramid Research, afirma que a crescente popularidade dos serviços de dados móveis entre os usuários brasileiros pode virar o jogo e impulsionar as vendas de smartphones no País.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.