Venda de PCs aumenta no segundo trimestre

Author Photo
3:19 pm - 25 de setembro de 2014
Venda de PCs aumenta no segundo trimestre
As projeções negativas para o comércio de PCs no Brasil em 2014 estão se confirmando. No segundo semestre, foram vendidas 2,65 milhões de unidades, valor que representa leve alta de 8% em relação ao trimestre anterior, quando 2,4 milhões de unidades foram comercializadas. Porém, o dado é alarmante se comparado ao mesmo período do ano anterior, em que o volume de vendas foi 26% maior. Os dados levantados são do estudo realizado pela consultoria IDC Brasil.

Os notebooks lideram as vendas de PCs, com 62% das unidades comercializadas no período, contra 38% dos desktops. Considerando os seis primeiros meses de 2014, o estudo mostra que as vendas de PCs caíram 27% em relação ao primeiro semestre de 2013. A queda aconteceu tanto no mercado corporativo, com redução de 30%, como no de consumo, que recuou 26%. O desempenho negativo confirma as projeções feitas pelo instituto para este ano, que indicavam queda de 24% em relação a 2013, caracterizando o ano como o pior do setor. 

Segundo o analista de mercado da IDC e autor da pesquisa, Pedro Hagge, entre os consumidores, a Copa do Mundo é considerada fator-chave para a queda das aquisições de novos PCs. Já no setor corporativo, ele ressalta que as empresas normalmente são mais cautelosas com relação aos investimentos em ano de eleição, especialmente as médias e grandes empresas. O setor público também passa por desaceleração, pois são realizados poucos processos de licitação. 
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.