Veículos compartilhados serão um terço do tráfego até 2030

Estudo da PwC aponta que em doze anos, mais da metade dos veículos produzidos na Europa serão elétricos

Author Photo
1:15 pm - 17 de janeiro de 2018

Um em cada três quilômetros de tráfego será rodado em veículos compartilhados no mundo até 2030. É o que indica projeções da PwC. Segundo a consultoria, o tráfego de veículos também promete crescer. Na Europa e EUA, a expectativa é de um acréscimo de 23% e 24%, respectivamente, na quilometragem média percorrida por cada indivíduo. Já para a China, a expansão esperada é de 183% nos quilômetros rodados individualmente.

Os dados são do estudo “Five trends transforming the Automotive Industry”. No levantamento foram apontadas cinco tendências para o setor resumidas no acrônimo “eascy”: electrified (eletrificado), autonomous (autônomo), shared (compartilhado), connected (conectado) e yearly updated (atualizado anualmente).

O compartilhamento de veículos será combinado com o avanço dos carros elétricos e autônomos. Para 2030, 55% dos veículos produzidos no continente europeu devem ser elétricos.

Comprar carros?

Os dados coletados apontam ainda que a frota de automóveis deve cair drasticamente. Na Europa, a frota cairia dos 280 milhões atuais para 200 milhões de unidades e, nos EUA, de 270 para 212 milhões de veículos. Para a China, no entanto, a expectativa é de crescimento de 180 milhões para 280 milhões de carros até 2030.

As tendências irão impactar as vendas do setor. Para a Europa, 24 milhões de carros devem entrar no mercado nos próximos doze anos. Nos EUA, seriam 22 milhões de novos veículos e, na China, 35 milhões de novas unidades até 2030, um aumento de 30% em relação ao volume atual de carros vendidos no país.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.