Vazamento da Equifax compromete dados de 143 milhões de clientes

Author Photo
12:11 pm - 21 de setembro de 2017

Em maio, a Equifax, uma das maiores agências de monitoramento de crédito dos Estados Unidos, teve os dados confidenciais de mais de 143 milhões de clientes no país comprometidos. Esse foi um dos maiores vazamentos já registrados. Números de seguros sociais, data de nascimento, endereços e licença de motorista caíram nas mãos de criminosos.

E na última terça-feira (19/9), a Bloomberg divulgou que a Equifax já tinha sido vítima de um ataque bem-sucedido em março. Esses furtos de dados confidenciais são vistos cada vez mais como algo rotineiro, mas não deveria ser assim. A realidade compromete a segurança de um universo de usuários que confiou suas informações a quem não conseguiu protegê-las.

Os danos não ficaram restritos aos Estados Unidos. Foram furtados também dados de cerca de 400 mil cidadãos britânicos e também de canadenses. A invasão ocorreu em maio, mas somente este mês foi divulgada pela empresa. O valor de suas ações, naturalmente, despencou e alterações foram feitas no quadro diretivo.

Novos casos

Os casos se sucedem. Bilhões de dados do Yahoo expostos, mais de 711 milhões de contas on-line do Spambot e até 200 milhões de registros de eleitores norte-americanos hackeados. Mas, nesse caso mais recente, há um agravante. É o que destaca John Gunn, gerente de marketing da Vasco Data Security, empresa global de soluções digitais voltadas à segurança.

“A magnitude desse vazamento não tem precedentes. Ao contrário de furtos que envolvem dados de cartões de crédito, esses milhões de vítimas sofrem um crescente risco de fraude para o resto de suas vidas. Você não pode simplesmente trocar o número de seu seguro social porque o seu provedor de serviços tomou medidas inadequadas de segurança”, analisa o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.