De um lado, a internet das coisas (IoT) entregando serviços com valor significativo. Do outro, a confiança no modo como os dados da IoT estão sendo gerenciados e utilizados. A conclusão de um estudo da Cisco revela um paradoxo interessante: apesar da falta de confiança em relação à segurança dos dados de IoT, os consumidores, em geral, afirmam que não estão dispostos a se desconectar dos serviços de internet das coisas, mesmo que temporariamente.
As descobertas indicam que estamos nos aproximando de um ponto sem volta, em que os consumidores irrevogavelmente consideram IoT como parte integral de suas vidas. A internet das coisas está se tornando tão profundamente integrada às experiências diárias dos consumidores que é mais fácil tolerar a incerteza e os riscos do que se desconectar dela.
A pesquisa foi realizada nos EUA e Canadá com 3 mil consumidores, projetada para fornecer às empresas informações sobre como aumentar a confiança dos consumidores e adoção dos serviços de IoT. Confira os resultados:
Duas vezes mais consumidores reconhecem dispositivos IoT pessoais do que os públicos. Quando os consumidores receberam uma ampla lista de dispositivos e pediram para identificar quais eram parte da Internet das Coisas, uma média de 63% identificaram corretamente os dispositivos pessoais em IoT (wearables, sistemas de segurança doméstica e outros), enquanto apenas 27% estavam cientes das implementações de IoT públicas (iluminação de ruas, medidores de energia, sistemas de tráfego e outros).
Em relação ao espectro, o valor percebido que IoT traz à vida dos consumidores é bastante elevado: 53% dos entrevistados sentem que a IoT torna a vida deles mais cômoda, 47% afirmam que IoT os torna mais eficientes e 34% dizem que aumenta sua segurança.
Enquanto os consumidores estão vendo crescimento de valor nos serviços de IoT, eles estão muito preocupados com a segurança de seus dados e de como eles estão sendo usados. Apenas 9% dos entrevistados dizem confiar que seus dados coletados e compartilhados em IoT são protegidos. E apenas 14% sentem que as empresas estão fazendo um bom trabalho ao informar quais de seus dados são coletados e usados.
Os consumidores valorizam IoT, mas não confiam nela. Apesar da falta de confiança, não estão dispostos a se desligar dela: 42% dizem que IoT está tão integrada em suas vidas diárias que não são capazes de se desconectar desses dispositivos e serviços, independentemente do risco percebido.
No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…
O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…
O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…
As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…