Inovação: Vale leva realidade aumentada da ficção para o campo

Gustavo Vieira, CIO da companhia, foi reconhecido pelo prêmio 'As 100+ Inovadoras no Uso de TI' na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração

Author Photo
1:33 pm - 24 de setembro de 2020
Vale Inovação

Você já viu essa cena em algum filme: o personagem visita uma planta tecnológica e se depara com equipamentos que não sabe manusear. Na ficção, esse aventureiro se comunica com uma central onde algum especialista com toda pinta de hacker sabe exatamente o que fazer para que o tal device funcione.

Agora, imagine que essa situação toda acontecendo em 2020, com um operador utilizando realidade aumentada e realidade virtual para realizar inspeções remotas e manutenção de equipamentos. Esse tipo de inovação já é cena comum entre alguns times de campo da mineradora Vale. Um conjunto de tecnologias permite que os colaboradores tirem dúvida com especialistas, compartilhem a visualização de equipamentos e melhora a eficiência dessas manutenções.

O projeto “Veja o que eu Vejo” rendeu o primeiro lugar para a multinacional brasileira no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” na Categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração (confira a lista de vencedoras). O IT Forum 365 conversou com o CIO da Vale, Gustavo Vieira, para saber mais sobre como a empresa tirou essa ideia do papel.

Inspeção remota e instrução dinâmica

Com ajuda de um óculos de realidade virtual e um telefone ou tablet, o operador visualiza o equipamento e, a partir daí, pode ler as instruções de como fazer a manutenção do aparelho ou pedir ajuda para um especialista de forma remota. A iniciativa foi acelerada por conta de política de segurança dos funcionários implementada pela marca, principalmente, na área industrial.

Mas, essa inovação é apenas uma em um processo maior que visa a segurança dos colaboradores. “Por conta da pandemia, estamos viabilizando qualquer função que possa ser feita de maneira remota”, explica Vieira. O executivo também comenta que, além da necessidade de retirar os colaboradores do campo, a empresa vem investindo no teletrabalho. “Todas as funções administrativas estão sendo feitas de casa. Ampliamos o uso de VPN de 600 conexões diárias para 30 mil conexões por dia”, aponta o CIO da Vale.

A mudança massiva de infraestrutura tecnológica não foi a única transformação trazida pela crise. O CIO da Vale ainda acredita que em outra inovação: uso de câmeras nas estruturas geotécnicas, possibilitando que qualquer desvio das estruturas sejam alertados para os centros de controle da Vale. “É um trabalho grande, com mais de 60 estruturas no Brasil monitoradas por meio dessa tecnologia de video analytcs”, comenta Vieira.

Cultura e desafios de inovação na Vale

Perguntado sobre os desafios de liderança, o executivo concorda com a afirmação de que a mudança de cultura é um dos principais entraves para a inovação. “Existe um esforço de gestão de mudança que é essencial, fazer com que as pessoas mudem a forma de trabalho não é simples”, diz o CIO da Vale.

Para manter essa evolução constante, foi adotada uma estratégia simples: mostrar que é possível. Ou seja, estabelecendo provas de conceito, comparando métodos novos e tradicionais e estabelecendo uma verdadeira cultura de testes na companhia. “É uma estratégia de muita comunicação, engajamento e construção em conjunto. Colocando sempre o problema do operador na frente”, argumenta Vieira.

Para o líder de tecnologia de uma das maiores companhias brasileiras, o momento também se apresenta como oportunidade para os gestores. Algumas das iniciativas que a empresa tomou, com atenção específica para colaboradores que moram sozinhos e mulheres, por exemplo.

“No lugar de controlar o que a pessoa está fazendo, você ouve mais e conversa mais sobre as dificuldades. Esse momento está fazendo com que a gente se reinvente”, aponta o CIO da Vale. Afinal de contas, inovação não tem que ficar presa nos filmes, não é mesmo?

Finalistas da categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração

1º – Gustavo Vieira – CIO, Vale

2º – Daniel Moraes – Gerente Sr de Transformação Digital, Norsk Hydro

3º – Éricka Menegaz – Gerente Corporativa de Inovação, Usiminas

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.