Vai tirar um período sabático? Saiba como aproveitá-lo

Quizz ajuda a fazer as melhores escolhas para buscar aprimoramento pessoal e profissional

Author Photo
10:45 am - 03 de abril de 2019

Tirar um período sabático é o desejo de muitas pessoas. Uma pausa da correria pode fazer bem tanto para a mente do profissional, quanto para a carreira. Para dar certo, porém, além de dinheiro, é preciso de planejamento e objetivo, aconselha a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama.

Segundo ela, esse momento, se bem aproveitado, pode acrescentar no currículo em vez de prejudicá-lo. “No passado era mais comum as pessoas acharem que o sabático era coisa de gente perdida. Atualmente,  esse período está, aos poucos, virando tendência, e tem sido associado a indivíduos criativos e empreendedores”, conta.

Desta forma, o indicado é saber qual o objetivo do período sabático e traçar um plano para alcançá-lo, inclusive financeiramente. Para Rebeca, mesmo que a intenção seja apenas descansar, o ideal é incluir viagens, cursos e/ou estudos, pois “transformar a experiência em aprendizado e conseguir mostrar sua aplicabilidade na carreira costuma ser o melhor caminho”.

A especialista afirma, ainda, que o período sabático possui vários benefícios, pois pode acrescentar na experiência pessoal e profissional de uma forma muito próxima de um intercâmbio. “Conhecer novas culturas, idiomas, filosofias ou tradições… Quando nossa perspectiva aumenta, conseguimos ser mais criativos e encontrar caminhos e respostas nunca antes imaginados”, explica.

Na volta

Quando retornar desse período, a especialista aponta que é importante prestar atenção na hora de apresentar a experiência para empresas, chefes e colegas. “Existe uma grande diferença entre dizer ‘Eu não sabia o que fazer e dei uma escapadinha da rotina’ e dizer ‘Dediquei algum tempo para meu desenvolvimento pessoal ou profissional’. Embora as duas formas possam significar o mesmo, a impressão transmitida é bem diferente”, alerta.

Por fim, Toyama acredita que, quanto maior o repertório de experiências, maiores possibilidades de o profissional retomar e desenvolver novas carreiras. Por isso, criou um teste para você descobrir se está pronto para voltar ao mercado de trabalho:

O período sabático agregou aprendizado à sua carreira?

A) Sim, consegui conectar o que aprendi nesse período com o meu trabalho
B) Não, eu não aprendi nada
C) Aprendi algumas coisas, mas não se encaixam na minha carreira

Ampliou o nível de autoconhecimento nesse tempo?

A) Sim! Descobri o coisas que dão sentido para minha vida
B) Não prestei muita atenção nisso
C) Muito pouco

Conta sobre a experiência de forma prazerosa?

A) Sim! A viagem foi incrível e eu me sinto renovado.
B) Não, me senti culpado por ter ficado sem trabalhar.
C) Não foi nada demais.

Como você tem impactado as pessoas com essa sua experiência?

A) Eu consigo inspirar as pessoas com tudo o que aprendi e motivá-las a fazer o mesmo
B) Eu me sinto superior aos que não tiveram essa oportunidade
C) Eu conto a minha experiência, mas ela não acrescenta nada para ninguém.

A que você dedicou esse período?

A) Aumentei meu networking e aprendi muito.
B) Apenas descansei
C) Viajei para lugares diferentes.

Se você respondeu mais A: você aproveitou seu período sabático da melhor forma e voltou com mais conteúdo para o mercado de trabalho. Parabéns!!

Se você respondeu mais B: você não utilizou o tempo para melhorar o seu conhecimento e isso pode vai prejudicar seu retorno ao trabalho. Que tal dar um novo significado para seu sabático!!

Se você respondeu mais C: você descansou, o que não é ruim, mas também não acrescenta muito à sua carreira. Reflita um pouco mais antes de voltar para o trabalho.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.