VAI, sistema de inteligência artificial, conecta condutor ao seu veículo

A Wings, empresa brasileira que desenvolve e comercializa acessórios para automóveis, apresenta ao mercado um sistema revolucionário de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) que permite interação completa entre veículo e condutor.

Trata-se do Vehicle Artificial Intelligence (VAI), que, por meio de um aplicativo, monitora todas as informações do funcionamento do carro. O diferencial é que o dispositivo permanece disponível 24 horas e funciona independentemente de o condutor estar presente no veículo e conectado via bluetooth ou Wi-Fi. “De onde estiver, o proprietário pode acompanhar pelo aplicativo as informações em tempo real”, diz João Marcelo Barros, diretor da Wings.

O consumidor tem acesso a dados como: diagnóstico de problemas eletrônicos, identificação de falha do motor e ignição, status da bateria e outros itens essenciais para o funcionamento. Também possui sistema de telemetria que permite o rastreamento do veículo, proporcionando mais segurança.

O produto chega ao mercado em um momento de busca crescente pela integração de informações geradas nos carros por meio da conectividade. “O veículo de hoje tem um poder de processamento de informações equivalente a 20 computadores pessoais e de mais de 100 milhões de códigos de programação capazes de produzir 25GB de informações por hora”, comenta Barros. O papel do VAI neste contexto é interpretar, traduzir e conectar os dados. “Isto vai mudar completamente a experiência de dirigir e cuidar do carro”, diz Barros.

A oferta da tecnologia no varejo ainda é embrionária no Brasil. “Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países da Europa este serviço já pode ser encontrado com mais facilidade e o veículo conectado é uma tendência já consolidada”, comenta Barros.

Com o VAI, o usuário passa ter diversos benefícios, entre eles a assertividade na manutenção, pois terá um acompanhamento constante da saúde do veículo e será alertado pelo sistema de forma clara sobre quais as intercorrências existentes. “Isso facilita a comunicação na hora de procurar ajuda de oficinas e concessionárias, pois o motorista estará bem informado sobre as falhas que surgirem”, explica Barros. Além disso, as informações geradas poderão ser compartilhadas com a concessionária da marca, viabilizando uma melhor prestação de serviço em pós-venda garantindo a assertividade com relação a necessidade do cliente.

Outra vantagem para quem usa o VAI é a economia com a utilização do automóvel, já que o sistema aponta hábitos de direção, como frenagem brusca e aceleração forçada que geram alto consumo de combustível e fluidos.

O desenvolvimento da solução foi realizado em parceria com o CESAR, instituto de inovação com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional. “A parceria com a Wings começou no início de 2017, com um estudo prospectivo do mercado automotivo, no qual analisamos as tendências do setor diante de transformações iminentes, como o carro conectado”, explica Ricardo Mendonça, Gerente de Negócios do CESAR. O trabalho contemplou o entendimento de contextos e a identificação de oportunidades de negócios para diferentes players da cadeia de valor na qual a Wings está inserida.

A transmissão de dados via app é totalmente segura e mantém a privacidade dos dados, pois é feita através de túneis VPN exclusivos e os mais avançados protocolos de segurança, por meio de uma parceria com a AMAZON.

O VAI é um serviço de comunicação transmitido por meio da rede de GPRS 2G com cobertura nacional e parceria com as operadoras Claro e Link, além da Getnet como meio de pagamentos.

Por causa das vantagens operacionais que o app oferece ao consumidor, a expectativa da Wings é que o produto tenha uma inserção bastante expressiva nos veículos e em um curto período de tempo. Compatível com mais de 98% da frota em circulação no País, o VAI pode ser adquirido por pacotes de contratação a partir de 12 meses com planos iniciais de R$ 449, sem cobrança de mensalidade.

Recent Posts

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

9 horas ago

Empresa de IA de Elon Musk levanta US$ 6 bi em investimentos

A empresa de inteligência artificial (IA) liderada por Elon Musk, xAI, recebeu um aporte financeiro…

10 horas ago

OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre…

11 horas ago

Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de…

14 horas ago

Abradisti: revendas crescem, mas distribuidores perdem 10% do faturamento em 2023

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti, anunciou recentemente – durante…

15 horas ago

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

16 horas ago