Notícias

Vai pedir demissão? 12 regras para deixar o seu emprego atual (em bons termos)

Então, você fez a ligação. Seu cargo de TI atual não é mais adequado e é hora de um novo desafio, nova experiência ou promoção. Mas antes de você dar uma volta de vitória em um e-mail para toda a empresa, temos algumas sugestões sobre como deixar suas pontes intactas.

De acordo com uma pesquisa recente da Stack Overflow, os tecnólogos mais prováveis que estão procurando por novas posições são cientistas de dados e analistas de dados/negócios, juntamente com designers, desenvolvedores de jogos e desenvolvedores móveis. E embora a maioria dos trabalhadores de tecnologia esteja satisfeita com seu trabalho atual, chega um momento em que é hora de partir com cuidado.

Perguntamos a executivos C-level e recrutadores de tecnologia sobre o que fazer e o que não fazer ao sair de uma empresa. Suas experiências fornecem um plano para fazer a transição benéfica para você e para a organização.

Não queime uma ponte que você pode precisar mais tarde

Mantenha seu feedback positivo se decidir assumir uma nova posição em outro lugar, diz Kathleen Spillane, Líder de Aquisição de Talentos da Duck Creek Technologies.

“Não fale mal da empresa, do seu chefe ou do seu departamento ao sair pela porta”, diz Spillane. “As indicações são uma grande fonte de contratação para muitas empresas de tecnologia por um motivo – você quer garantir quer ser lembrado como o indivíduo maduro e profissional que saiu com elegância e que pode potencialmente retornar para agregar valor para uma organização”.

Esteja aberto

Colleen Berube, CIO da Zendesk, sugere ter uma discussão franca, se possível, com seu gerente direto sobre seus planos e motivos para sair, e também como você ajudará na transição.

“Na situação ideal, você tem uma comunicação aberta com sua liderança sobre a próxima fase de sua carreira e que está considerando uma mudança”, diz Berube. “Você também deve ter um plano de sucessão em vigor, pavimentando um caminho suave para a substituição ou, no mínimo, cobertura durante uma eventual transição”.

Idealmente, no momento em que você está pronto para mudar, você ajudou a desenvolver talentos internos que podem assumir. E se ainda não o fez, agora é um bom momento para pensar no assunto.

“Os melhores líderes desenvolvem sucessores”, diz Somer Hackley, CEO da empresa de recrutamento Distinguished Search, “estejam eles planejando ou não deixar a empresa. Se você olhar em volta e ninguém estiver pronto para ocupar seu lugar, é hora de se concentrar no desenvolvimento do próximo nível de talento dentro de sua organização”.

Não deixe colegas de trabalho esperando

Quando você aceita uma nova posição, é provável que seus colegas cuidem de suas funções até que um substituto seja selecionado. Seja justo com eles, definindo especificamente quais são suas responsabilidades. Essas mudanças ajudarão seus colegas de trabalho a curto prazo – e podem beneficiá-lo no futuro.

“É fácil simplesmente sair pela porta e deixar o próximo funcionário descobrir por conta própria”, diz Spillane. “No entanto, um de seus colegas atuais provavelmente estará cobrindo sua carga de trabalho nesse intervalo de tempo. Certifique-se de delinear suas responsabilidades do dia-a-dia, principais contatos, prazos, etc., por escrito para eles. São eles que vão lembrar de você e, se bem feito, vão valorizar o quanto você contribuiu para a equipe. Eles são seus futuros defensores e referências de funcionários para uma posição anos depois”.

Obtenha informações abertamente

Berube do Zendesk aconselha o planejamento de uma transição detalhada, se você tiver a oportunidade, para garantir uma saída tranquila e profissional.

“Isso pode incluir coisas como delegar responsabilidades extras às quais você se agarrou, organizar documentos importantes e até mesmo começar a preparar um plano de transição proposto”, diz ela. “Se possível, você deve perguntar que informações seu empregador gostaria que você fornecesse. Em última análise, trata-se de oferecer o máximo de informações possível para garantir a continuidade durante a transição para permanecer profissional durante todo o processo”.

Alex Strathdee, Gerente de Produto e Cofundador da empresa de recrutamento InPerson, concorda que você precisa priorizar a transferência ou informações relacionadas ao seu trabalho para que sua equipe possa se ajustar.

“O que você não quer é sair e ter seus [ex] colegas de trabalho sentados reclamando sobre como você não contou a ninguém como os arquivos são salvos ou como certos códigos funcionam”, diz Strathdee. “Certifique-se de marcar reuniões com os membros da equipe que serão responsáveis por seu trabalho assim que você sair, para que você tenha certeza de que eles não reclamarão de sua falta de cuidado depois que você partir”.

Não deixe rumores pelo ar

Depois de tomar a decisão de seguir em frente, a primeira pessoa que deve ouvir a notícia é seu chefe. Evite falar com seus colegas de trabalho sobre isso até depois de avisar seu gerente.

“Mantenha a boca fechada até que você diga à pessoa cujo resultado final é mais afetado por sua decisão”, diz Strathdee. “Se seu chefe descobrir por outra pessoa, a confiança de ter os melhores interesses um do outro no coração imediatamente desaparece. O motivo pelo qual você está saindo também pode ser obscurecido pelo jogo de telefone sem fio que é espalhado em todo o escritório depois que você deixa escapar que está saindo”.

Terminar forte

Seu personagem será julgado pelo trabalho que você fizer depois de não ser mais avaliado, diz Strathdee.

“Certifique-se de colocar seu esforço usual, se não mais, nas últimas duas semanas, mesmo se você tiver outras coisas em sua mente, como se mudar ou mesmo apenas ter falta de motivação”, diz ele. “O trabalho que você produz naquela última etapa pode muito bem ser como você é lembrado. É uma vitória tão fácil para você dar tudo de si por duas semanas e todos vão respeitar você por isso. Mostra que embora você esteja tomando a melhor decisão para si mesmo, ainda se preocupa com o sucesso dos outros”.

Prepare-se antes de avisar

As conversas que você precisará ter ao sair podem ser desconfortáveis para todos os envolvidos, portanto, exigirão um pouco de reflexão, diz Hackley.

“Se sua empresa atual desconhece o que você tem buscado, a conversa sobre sair será um desafio”, diz Hackley. “Esteja preparado com relação à quantidade de informações que deseja compartilhar. Alguns executivos compartilham onde estão ingressando e outros não. Em última análise, é uma decisão pessoal e se resume ao seu relacionamento com seu gerente. Seja honesto e seja positivo. Há uma grande diferença entre ser atraído por algo novo e fugir de uma situação atual. Esteja preparado para saber como reagirá a uma contraproposta. A maioria dos executivos com quem converso traz à tona proativamente o fato de que aceitaram outra oferta e não estão procurando uma contra oferta, impedindo que a conversa comece”.

Mantenha seu entusiasmo sob controle

Hackley argumenta que você deve parar um pouco depois de dizer a seu chefe que está mudando e pular as mídias sociais um pouco para acalmar a dor de sua partida.

“Sem dúvida você está muito animado com o seu próximo capítulo”, diz ela. “Guarde essa emoção para você por um tempo. Evite atualizar o LinkedIn muito cedo. Evite falar sobre seu novo emprego com seus colegas de trabalho. Sua função durante o período de notificação é criar uma transição perfeita. Respeite as pessoas que farão seu trabalho depois que você seguir em frente”.

Mantenha-se positivo

Por mais tentador que possa ser listar suas queixas enquanto arruma sua mesa, você não quer sair com uma nota ruim, e isso pode significar fazer algumas concessões, diz Tom Winter, Consultor Líder de Recrutamento de Tecnologia e Cofundador da DevSkiller.com.

“Nem todo trabalho terminará perfeitamente, então certifique-se de encerrar seu mandato com elegância e sair apertando a mão de todos e desejando sorte em seus empreendimentos futuros”, diz Winter. “Vale a pena ser diplomático sobre isso e evitar fazer cena, já que, nos círculos de tecnologia, a reputação pode ir muito longe e pode voltar para assombrá-lo. Você nunca sabe quais oportunidades sua ex-empresa e seus ex-colegas podem oferecer no futuro. Não é incomum deixar uma empresa por alguns anos apenas para se juntar a ela novamente no futuro. Os gerentes de RH gostam de acumular longas listas de perfis de ex-funcionários para descobrir quando é época de contratações”.

Faça uma lista de tarefas

Leroy Ware, Cofundador e CEO da Knack for Engineers, uma empresa de recrutamento de tecnologia, diz que você deve criar um plano de suporte para dissipar as preocupações de sua liderança e facilitar a transição para uma nova contratação.

“Uma das minhas principais dicas para candidatos em busca de novo trabalho é sempre ter uma lista curta de entregas do projeto e tarefas antes de deixar a empresa”, diz Ware. “Criar uma lista é um pequeno gesto de, exatamente, o que a equipe restante precisa fazer para permanecer no caminho certo enquanto procura uma substituição. Embora possam surgir novas oportunidades em poucos dias, seu caráter pessoal e profissionalismo são importantes para os fundadores e executivos da empresa, enquanto eles lutam para substituí-lo”.

Avise com bastante antecedência

Novas oportunidades podem surgir a qualquer momento e podem ocorrer com um impulso para começar imediatamente, mas você deve se certificar de avisar com duas semanas de antecedência e, possivelmente, antes de prosseguir, diz Carolyn Regan, Vice-Presidente Sênior de Pessoas da Racepoint Global.

Ela se lembrou de um colega recente que assumiu um cargo em outra empresa, que ofereceu um aviso prévio de mais de duas semanas junto com outras mudanças cuidadosas, incluindo algumas das dicas mencionadas aqui – como ir diretamente ao seu gerente e ajudar suas equipes na transição, movimentos inteligentes que permitiriam ao funcionário retornar no futuro.

“Na entrevista formal de saída, esse funcionário foi efusivo sobre os lados positivos de nossa empresa e também deu um feedback real e atencioso sobre como podemos melhorar”, diz Regan. “Este funcionário partiu da melhor maneira – tanto que nós o receberíamos de volta”.

Não demore muito

Os funcionários sabem quando é hora de seguir em frente, Regan diz. E os sinais muitas vezes são difíceis de ignorar.

“Eles estão vindo para o trabalho físico ou virtualmente com pouca energia”, diz ela. “Eles ficam insatisfeitos facilmente com seus gerentes, sua inspiração para fazer um bom trabalho está diminuindo e seu desejo de aprender coisas novas se foi. Se um funcionário ficar muito tempo com esses sintomas, ele se torna tóxico para si mesmo e para a empresa. Eles normalmente adquirem uma mentalidade de vítima ou ficam com raiva e isso se mostra em suas ações, desempenho e comunicação”.

É melhor para o funcionário e para a empresa chegar a hora de uma partida cuidadosa, diz Regan.

“Os funcionários seguem um ciclo de vida em uma empresa”, diz ela. “Eles entram, crescem, aprendem e se desenvolvem, agregam valor, se envolvem, são reconhecidos e depois se separam. Este ciclo pode ser curto ou muito longo. Demorei um pouco para me acostumar com a separação, que faz parte de uma organização saudável. Embora aprendamos algo com a saída de cada funcionário, o espaço aberto sempre nos inspira a repensar o trabalho, a posição, o nível e as habilidades de que realmente precisamos”.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

12 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

14 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

16 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

16 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

17 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

18 horas ago