Vagas em tecnologia crescem 46,2% nos primeiros meses de 2021

Levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra alta demanda por desenvolvedores e programadores

Author Photo
2:16 pm - 08 de março de 2021

O setor de tecnologia experimentou um aumento significativo no número de vagas abertas no início de 2021: é o que indicam as 1.638 vagas abertas no período, segundo levantamento feito a partir da base de dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). Trata-se de um aumento de 46,2% frente às 1.120 vagas abertas em janeiro do ano passado.

De acordo com os dados, as vagas mais promissoras na área são desenvolvedor, programador, técnico em informática, desenvolvedor Java, desenvolvedor front-end, suporte técnico, analista de sistemas, analista de suportes e técnico em TI. Setores como saúde, delivery e internet são os que mais contratam.

Leia mais: Proporção de mulheres à frente de startups está estagnada no Brasil

Essa demanda se explica, em boa parte, pelo aumento da demanda sobre esses setores durante a pandemia.

Salários e qualificação

Segundo o estudo, não só o número de vagas em tecnologia cresceu: os salários desses profissionais aumentaram em média 25%. Com a escassez de profissionais qualificados, a experiência se torna mais valorizada.

Para Marcelo de Abreu, CEO do BNE, o início do ano aquecido é uma oportunidade para os profissionais em busca de oportunidade. “É extremamente importante que a pessoa tenha força de vontade, seja compromissada e busque se qualificar”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.