Vagas de emprego na indústria de jogos sobem no Brasil. Veja como conquistar uma vaga

Levantamento é da plataforma do Indeed; São Paulo é o estado com mais ofertas

Author Photo
10:21 am - 08 de maio de 2018
Game over para doenças: como videogames podem ajudar na cura

A indústria de jogos eletrônicos cresceu ao ponto de elevar brutalmente o número de ofertas de emprego no setor, aumento que é demonstrado na plataforma Indeed. No Brasil, o total de vagas de emprego no setor subiu impressionantes 73% desde 2015 até hoje. A busca por essas vagas no Indeed também aumentou 45.6% neste período, e observa-se que a oferta por oportunidades na área de games é maior do que a procura.

Este gigante setor de entretenimento já acumula receitas estimadas em US$ 36 bilhões, como nos Estados Unidos em 2017, de acordo com a Associação de Software de Entretenimento. Se compararmos isso com os ganhos de bilheteria dos campeonatos de games em 2017 também nos Estados Unidos, que chegaram a pouco mais de US$ 11 bilhões, o número é ainda mais impressionante. Os jogos representam um grande negócio.

Como grande negócio, é também um grande empregador, com vagas para designers de jogos, produtores, programadores e artistas, cargos corporativos, de vendas e marketing. No Brasil, as oportunidades estão concentradas no estado de São Paulo (62%), seguida de Santa Catarina (8%), Rio de Janeiro (6%). Rio Grande do Sul (5%) e Amazonas (3,5%).

Cidades com mais oportunidades para games e-Sports

Ranking Região % de vagas de emprego publicadas nos últimos 3 anos
1 SP 62.32%
2 SC 7.97%
3 RJ 5.80%
4 RS 5.07%
5 AM 3.62%

Quais cargos são os mais visados?

O mais impressionante crescimento está na área de e-Sports, que representa uma tendência. Mas desenvolvedores e programadores de jogos tiveram um aumento constante nas buscas por emprego na plataforma Indeed no Brasil, totalizando 20.6% na comparação entre 2015 e 2018. De 2015 para cá, o número de buscas por designers de jogos também cresceu e está em segundo lugar na lista com cerca de 8%.

“O mercado de trabalho nessa área se mostra com potencial e vai demandar cada vez mais por profissionais especializados e qualificados, principalmente com habilidades em tecnologia”, explica Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil.

Como entrar nessa área?

Trata-se de um nicho setorial que, como outras indústrias, está em desenvolvimento devido aos grandes avanços tecnológicos. Para entrar nessa área, é preciso ficar atento às vagas que não apenas em tecnologia e design.

“Nossas pesquisas revelam que há muitas maneiras de entrar nessa área. Há muitas oportunidades para talentos interessados neste espaço, com uma gama de habilidades necessárias. Para muitos, esta indústria oferece a oportunidade de trabalhar com o que ama — o clássico emprego dos sonhos!”, completa Calbucci.

Sendo uma área relativamente nova, as oportunidades disponíveis cobrem uma série de funções, desde o Event Manager (para gerenciar os torneios de games), relações públicas, para promover jogos e parceiros envolvidos e funções digitais, incluindo design e programação.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.