Utilização de recursos de áudio no WhatsApp cresce na pandemia

Estudo realizado em agosto com usuários do aplicativo aponta dados interessantes sobre o mensageiro

Author Photo
2:15 pm - 04 de setembro de 2020

O popular “manda no zap” só se reforçou durante a pandemia. De acordo com levantamento do portal Mobile Time e da Opinion Box, junto da Infobip, o WhatsApp continua sendo um aplicativo mais querido pelo público. E, durante esse período, o WhatsApp viu um crescimento no uso de recursos de áudio: mensagem de voz e ligações. A pesquisa foi realizada no mês passado e também apresenta informações sobre a presença do aplicativo nos smartphones do Brasil.

No território nacional, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares, se consagrando como o app mais usado no país. Segundo dados do estudo, 70% do usuários estão utilizando o recurso de ligações, com 42% deles afirmando que fazem uso diário da função.

Por outro lado, 60% dos participantes afirmaram que utilizam mais o recurso de áudio do WhatsApp do que os minutos da operadora. E, mais, houve um crescimento de 63% do uso das chamadas de vídeo.

Leia também: WhatsApp ganha chatbot que verifica fake news sobre Covid-19

Uma mudança comportamental que pode justificar as mudanças no perfil de uso é a adesão de muitos brasileiros a quarentena, que impede que eles se encontrem pessoalmente com familiares, assim impulsionando o uso de tecnologias para manterem-se próximos.

Fake news e atendimento

A quantidade de fake news recebidas também aumentou: 88% dos respondentes disseram que já receberam algum tipo de fake news via WhatsApp, enquanto um em cada três usuários confessaram que já repassaram informações adiante sem fazer a checagem da veracidade das informações.

Além disso, o aplicativo ganhou foco como ferramenta de atendimento favorita dos brasileiros (confira a entrevista sobre o assunto). Sobre as outras redes sociais do Facebook, pela primeira vez o Instagram ultrapassou o Facebook Messenger em número de instalações no Brasil, e hoje se encontra em 8!% dos aparelhos, enquanto o app de mensagens da rede social azul está em 79%. De maneira corporativa, o Instagram é utilizado por 72% dos usuários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.