Ustore projeta crescimento dos negócios e quer transformar setor de TI

Author Photo
9:42 am - 07 de dezembro de 2015
Ustore projeta crescimento dos negócios e quer transformar setor de TI
Criada em setembro de 2012, a Ustore, empresa que desenvolve soluções de TI, não se considera uma startup. Pelo menos não do ponto de vista de portfólio. “Temos mais de oito anos em desenvolvimento de software e somos muito maduros nesse aspecto”, conta Nelson Campelo, presidente da Ustore no Brasil, que deixou a liderança da Avaya no final de 2014 e em seguida passou a comandar as operações da Ustore por aqui.

Inicialmente, o executivo fez um trabalho de consultoria para a ajudar a companhia a se posicionar no mercado e foi aí que se encantou pelo negócio. “Fiquei muito impressionado com a tecnologia e o potencial de mercado da empresa”, conta Campelo sobre o que o fez a aceitar o desafio de estar à frente da Ustore. 

Segundo ele, seu entusiasmo com a tecnologia da companhia tem justificativa. “A Ustore desenvolveu a solução de cloud storage antes que cloud computing fosse conhecido”, conta. Ele completa dizendo que a tecnologia permite armazenar grandes quantidades de dados desestruturados e não apresenta desafios de escalabilidade. Preparada para estruturas distribuídas, a solução ainda cria um ambiente central de cloud e depois filiais, permitindo economia com links de comunicação e resposta de processamento mais rápida.

Campelo explica ainda que a tecnologia da empresa faz orquestração de nuvem privada, permitindo que empresas clientes ambientes de nuvem e possam oferecê-los para clientes a uma qualidade comparável a dos provedores de nuvem pública. “Tudo isso com segurança e privacidade”, garante.

Grandes oportunidades
O executivo relata que a empresa tem conquistado bons resultados e que neste ano a expectativa da empresa é crescer 100%. Desde que foi criada, conta, a Ustore registrou forte demanda do setor público em razão das características da solução que armazena informações críticas com confiabilidade. “A partir daí passamos a assinar contratos com diversos órgãos federais e estaduais”, relata. Um dos exemplos da aplicação da plataforma é para gravação de contatos feitos em call centers, que, por questões regulatórias, devem salvar conversas e disponibilizá-las quando solicitado.

A competição com grandes players do mercado não assusta a Ustore, afirma o executivo. “Temos custo competitivo, porque a questão cambial acaba nos favorecendo, já que somos 100% nacionais.”

“Temos como missão transformar o modelo do mercado de tecnologia, porque temos um apelo comercial interessante, não só pelo preço, mas pela modelagem comercial e isso é atraente”, completa o executivo.
 
Para acelerar negócios, recentemente, a empresa firmou parceria com a Equinix para oferta de computação em nuvem e distribuição de conteúdo no Brasil. O acordo prevê que os clientes da Ustore contem com uma estrutura global de data centers para hospedar suas soluções de armazenamento.

Segundo Campelo, com a aliança, clientes da Ustore se beneficiem de uma estrutura de data centers global para hospedar soluções de armazenamento inteligentes e acesso direto ao ecossistema. 

A empresa trabalha agora na criação de sua rede de parceiros. Até o momento são oito canais e a Ustore pretende ampliar essa marca no próximo ano chegando a 25. “Nosso modelo de go to market será indireto, mas sabemos que nesse início temos de fazer referência direta”, pontua.

Atualmente, a empresa conta com um escritório em Recife, mas a ideia é ampliar a presença física para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, adianta o executivo. A expansão internacional também está nos planos da companhia, mas não no curto prazo. “Estamos agora na fase de validar com uma empresa nacional no mercado nacional. Mas querem levar nossa tecnologia para além das fronteiras”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.