USP anuncia hub de projetos de construção civil

Investimento será de R$ 8 milhões e hub tem início de atividades previstas para 2021

Author Photo
12:46 pm - 09 de setembro de 2020
hub construção usp

A Universidade de São Paulo (USP) irá criar um espaço cooperativo em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para fomentar iniciativas inovadoras no ramo de  construção civil. O chamado “hubic” será o primeiro hub do tipo no país. O início das atividades deve acontecer no primeiro trimestre de 2021 e o investimento para a construção do local é de R$ 8 milhões.

As três instituições assinaram um acordo de cooperação técnica para o conceito, elaboração do projeto, construção e operação em regime de multi usuários. O hub será flexível para produção de materiais com outras bases, mas o objetivo principal de pesquisa e produção é o cimento.

Veja também: Cientistas da USP criam lente mil vezes mais fina que um fio de cabelo

Investimentos no desenvolvimento de atividades de educação continuada digital devem ser realizadas, com foco em áreas de indústria 4.0 e inovação, além de oferecer bolsas de mestrado e doutorado para pesquisadores do setor. A criação da Cátedra Ary Torres também está prevista. Ela deve atrair profissionais de ponta de todo o mundo para coordenarem plano de atividades, educação, inovação e pesquisas.

“Vivemos um tempo de múltiplos desafios, nos âmbitos ambiental, concorrencial e institucional. A indústria de cimento tem se mostrado capaz de enfrentar esse mundo complexo, tanto dentro de suas fábricas, quanto nas diversas aplicações do cimento. O acordo com a USP está inserido nessa lógica”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP/SNIC. Com informações do Baguete.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.