Notícias

Uso ético da IA será vantagem comercial para empresas

Para 89% dos líderes corporativos, o uso ético da IA pode ser uma vantagem competitiva, e mais da metade (54%) afirmam que as preocupações dos consumidores em relação à privacidade de dados estão sendo consideradas. Os dados fazem parte de um relatório da Twilio, o State of Personalization, que ouviu 521 diretores de empresas com mais de 500 funcionários entre abril e maio desse ano.

A pesquisa online foi preparada pela Method Research e distribuída pela RepData. A amostra foi dividida entre 12 países (EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Singapura e Espanha) e várias indústrias.

Leia também: legislação é crucial para prevenir uso prejudicial da IA, diz CISA

O relatório indica que a evolução das exigências dos consumidores está levando os líderes empresariais a se concentrarem em experiências de cliente preditivas, emocionalmente inteligentes e altamente personalizadas. A IA é considerada fundamental para a mudança, mas também despertando questões quanto à privacidade dos dados e à utilização ética da IA.

“O consumidor de hoje não só espera que as marcas os compreendam, mas também que as marcas antecipem as suas necessidades e a IA está tornando isso uma realidade”, explica em comunicado Robin Grochol, vice-presidente de gestão de produtos da Twilio.

Outra pesquisa da Twilio – chamada Relatório de Engajamento do Cliente 2024 já mostrava que quase metade (49%) dos entrevistados confiariam mais nas marcas se fossem mais transplantes sobre o uso de dados de clientes e interações baseadas em IA.

Mais descobertas

Para 82% dos líderes pesquisados, a IA do futuro deverá incorporar a inteligência emocional, ou a capacidade de responder emoções humanas. Além disso, 80% dos profissionais de marketing planejam adotar métricas mais sofisticadas (valor vitalício do cliente, envolvimento emocional e afinidade com a marca) para medir a eficácia da personalização além do envolvimento tradicional e das taxas de conversão.

O relatório também concluiu que 73% dos líderes empresariais concordam que a IA mudará as estratégias de personalização e marketing. E 58% acreditam que os chatbots de IA serão a tecnologia de personalização orientada por IA de maior impacto nos próximos cinco anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

IT Forum Praia do Forte: Nvidia debate o que vem a seguir na evolução da IA

Em junho deste ano, a Nvidia alcançou a posição de empresa mais valiosa do mundo,…

7 minutos ago

“É uma corrida do ouro”, diz CEO da GFT Brasil sobre IA no desenvolvimento de software

A explosão de ferramentas de inteligência artificial dos últimos anos criou uma "corrida do ouro"…

2 horas ago

UE declara modelo de pagamento por privacidade da Meta ilegal

A Comissão Europeia decidiu que o modelo de assinatura da Meta, que cobra dos usuários…

2 horas ago

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

17 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

18 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

18 horas ago