Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Uso de métodos de pagamento digitais se consolida no Brasil, aponta estudo

Segundo estudo da Mastercard, 86% dos brasileiros usaram ao menos um tipo de métodos de pagamentos digitais no ano passado

Rafael Romer
14:07 pm - 12 de julho de 2022
Imagem: Reprodução/Shutter Stock

A transformação no cenário de pagamentos iniciada durante a pandemia está se consolidando no Brasil. Isso é o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes.

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo. O estudo inclui o Brasil, que contou com 697 participantes, ouvidos entre março e abril deste ano.

Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros usaram pelo menos um método de pagamento digital no ano passado. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.

São contabilizados como pagamentos digitais quaisquer modalidades com a exceção de dinheiro e cartões de crédito e débito tradicionais.

Com isso, os métodos digitais incluem QR Code (46%), cartões de crédito ou débito digitais (44%), carteira digital (43%), pagamento instantâneo (42%), pagamento direto da conta (41%), carteira móvel para smartphone por toque (40%), transferências digitais via aplicativo (40%), pagamento biométrico (19%), pagamento via dispositivo vestível (10%) e criptomoedas (13%).

“O que a gente consegue enxergar aqui é que há dois anos pagamentos como o por aproximação eram praticamente inexistentes no Brasil. Agora, você tem um nível de penetração muito alto e respondentes dizendo que usam isso de forma importante.”, disse Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Quando você olha a curva de adoção [de pagamentos digitais], ela está muito acelerada. Tanto durante a pandemia quanto nesse pós-pandemia, onde se mantém as tendências.” Cartão de crédito ou débito por aproximação já foram usados por 56% dos participantes do estudo.

Além de meio facilitado de pagamento, a tecnologia também já é parte da vida financeira da maior parte dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira. No total, 63% acreditam que essas ferramentas permitem um melhor controle do seu dinheiro.

Segurança e dados biométricos

Além da comodidade, meios de pagamento digitais são entendidos como seguros pelos pagadores nacionais. Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Essa preocupação está em todas as faixas-etárias da sociedade, mas Boomers são os que mais dão prioridade: 67% cita a segurança como fator de escolha. “Conforto é uma tendência que cresce, mas segurança é extremamente relevante”, pontuou Bassols.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento.

Para 81% dos respondentes, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a privacidade de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explicou o executivo da Mastercard Brasil.

Tags:
Mastercard
pagamentos digitais
PIX
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados