Uso de métodos de pagamento digitais se consolida no Brasil, aponta estudo

Segundo estudo da Mastercard, 86% dos brasileiros usaram ao menos um tipo de métodos de pagamentos digitais no ano passado

Author Photo
2:20 pm - 12 de julho de 2022
cartão pagamento pagamentos digitais

A transformação no cenário de pagamentos iniciada durante a pandemia está se consolidando no Brasil. Isso é o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes.

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo. O estudo inclui o Brasil, que contou com 697 participantes, ouvidos entre março e abril deste ano.

Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros usaram pelo menos um método de pagamento digital no ano passado. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.

São contabilizados como pagamentos digitais quaisquer modalidades com a exceção de dinheiro e cartões de crédito e débito tradicionais.

Com isso, os métodos digitais incluem QR Code (46%), cartões de crédito ou débito digitais (44%), carteira digital (43%), pagamento instantâneo (42%), pagamento direto da conta (41%), carteira móvel para smartphone por toque (40%), transferências digitais via aplicativo (40%), pagamento biométrico (19%), pagamento via dispositivo vestível (10%) e criptomoedas (13%).

“O que a gente consegue enxergar aqui é que há dois anos pagamentos como o por aproximação eram praticamente inexistentes no Brasil. Agora, você tem um nível de penetração muito alto e respondentes dizendo que usam isso de forma importante.”, disse Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Quando você olha a curva de adoção [de pagamentos digitais], ela está muito acelerada. Tanto durante a pandemia quanto nesse pós-pandemia, onde se mantém as tendências.” Cartão de crédito ou débito por aproximação já foram usados por 56% dos participantes do estudo.

Além de meio facilitado de pagamento, a tecnologia também já é parte da vida financeira da maior parte dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira. No total, 63% acreditam que essas ferramentas permitem um melhor controle do seu dinheiro.

Segurança e dados biométricos

Além da comodidade, meios de pagamento digitais são entendidos como seguros pelos pagadores nacionais. Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Essa preocupação está em todas as faixas-etárias da sociedade, mas Boomers são os que mais dão prioridade: 67% cita a segurança como fator de escolha. “Conforto é uma tendência que cresce, mas segurança é extremamente relevante”, pontuou Bassols.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento.

Para 81% dos respondentes, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a privacidade de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explicou o executivo da Mastercard Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.