Uso de carteiras digitais salta 142% no segundo trimestre

Levantamento do Itaú Unibanco e da Rede indica que a geração Z e Y são as que mais utilizam a tecnologia

Author Photo
10:25 am - 18 de agosto de 2022

O uso de carteiras digitais entre os brasileiros registrou um salto no segundo trimestre deste ano, segundo relatório feito com base nas compras com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

De acordo com o levantamento, o valor transacionado teve incremento de 136% na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de 142% na quantidade de transações.

No recorte geracional, a geração Z lidera a adoção, com salto de 725% no número operações usando a modalidade. No entanto, a geração Y ainda é a mais representativa, com 53% do total de transações com cartões virtuais — seguida da geração X, com 24%.

Leia mais: Pagamento por Pix salta entre PMEs digitais no primeiro trimestre de 2022

O estudo identificou que os chamados Zennials, que nasceram no final da década de 1990, também apresentaram avanço considerável no uso de carteiras digitais. Nesta faixa etária, o uso da tecnologia subiu 855% em relação ao 2º trimestre do ano passado.

O Pix também avança na representatividade entre os meios de pagamento, com uma evolução de 124% no valor transacionado e 305% na quantidade de operações — considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). No período, o Pix representou 12% dos pagamentos; cartões de crédito representam 76%; e cartões de débito, 12%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.