USB 3.2 muda nomes e dobra a velocidade

Passa a ser essencial identificar claramente os recursos de desempenho desse dispositivo separadamente de outros benefícios e/ou características

Author Photo
11:00 am - 05 de março de 2019

O padrão USB acaba de ficar ainda mais confuso para os usuários finais. Se você é uma das poucas pessoas no mundo que realmente sabia a diferença entre USB 2.0, USB 3.0, USB 3.1 Gen 1/Gen 2, e assim por diante, agora vem a má notícia: o USB 3.2 foi anunciado, e todos os nomes mudam novamente.

No lado positivo, o USB-IF torna explicitamente claro que a mais recente especificação do USB 3.2 fornece uma enorme taxa de transferência de 20 Gbps. Mas essa é a única coisa simples, porque o USB 3.2 suga as especificações anteriores e as torna parte próprias. A nova e horrível especificação é o USB 3.2 Gen 2×2.

É difícil resumir tudo, mas vamos tentar.

  • USB 3.2 Gen 1 (anteriormente referido como USB 3.0, ou formalmente como USB 3.1 Gen 1): tem uma taxa de transferência de 5 Gbps e é oficialmente conhecido pelo nome comercial SuperSpeed ​​USB;
  • USB 3.2 Gen 2 (anteriormente referido como USB 3.1, ou formalmente como USB 3.1 Gen 2): tem uma taxa de transferência de 10 Gbps e é agora oficialmente conhecido como SuperSpeed ​​USB 10 Gbps;
  • USB 3.2 Gen 2×2 (a última especificação): tem uma taxa de transferência de 20 Gbps e agora é oficialmente conhecido como SuperSpeed ​​USB 20 Gbps.

Observe também que essas novas especificações se referem apenas à velocidade de transferência, não ao cabo ou porta USB físico. Ainda estamos no meio de uma transição gradual de conectores físicos USB-A para USB-C, mas esse é um problema diferente.

O documento em PDF que descreve as novas especificações reitera várias vezes o quão importante é para os fabricantes indicar claramente o quão rápido é o dispositivo USB ou a porta. “Ao se referir a um produto baseado e em conformidade com a especificação USB 3.2, é essencial que os fabricantes identifiquem claramente os recursos de desempenho desse dispositivo separadamente de outros benefícios e/ou características físicas do produto”, afirma.

Maa não há realmente nada que proíba um fabricante de laptops, por exemplo, de simplesmente chamar um dispositivo de porta “USB 3.2” e não descrever a quantidade de banda que fornecerá ao usuário. Apesar dos pedidos do USB-IF, as únicas restrições parecem estar no uso dos logotipos do USB-IF, o que requer a aprovação do Programa de Conformidade USB.

Por que isso é importante: As novas especificações são compatíveis com versões anteriores, o que significa que você ainda poderá conectar um dispositivo USB mais antigo a uma nova porta USB 3.2. Ainda assim, a marca de tudo isso é um pesadelo absoluto, e é uma dor de cabeça adicional que os compradores de computador e de smartphones não precisavam agora.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.