Universitário brasileiro cria app educativo que utiliza reconhecimento de voz

Author Photo
2:41 pm - 08 de junho de 2016
Universitário brasileiro cria app educativo que utiliza reconhecimento de voz

No interior de São Paulo, em Bebedouro, um projeto de conclusão de curso do universitário Rodrigo Gonçalves e do orientador Walison Barberá, do Centro Universitário UNIFAFIBE, desenvolveu o Pergunte, aplicativo lúdico e interativo que tem o propósito de ser ferramenta de apoio e aliado do corpo acadêmico.

O software, que pode ser instalado em qualquer computador, utiliza reconhecimento de voz para entender perguntas feitas pelos alunos e, em seguida, utiliza reprodução artificial da voz humana para responder a questão..

Já existem soluções com ideias parecidas, de reconhecimento de voz como Google Now, desenvolvido para a plataforma Android, capaz de mostrar as previsões meteorológicas, tráfego e notícias diárias, além de aplicativos que utilizam a propagação artificial de voz humana, como o Google Translate, disponível na web e que por sua vez, reproduz palavras ou frases escritas.

No entanto, justificam os criadores do app, atualmente, não há uma aplicação que combine reconhecimento e síntese de voz, como acontece com o Pergunte, especialmente com foco educacional e voltado a um aplicativo de perguntas e respostas.

Como tudo começou
O início da criação do aplicativo foi em 2013, durante o projeto de iniciação científica, desenvolvido pelo aluno Rodrigo. Com o passar dos anos o Pergunte foi ganhando forma e em 2015 o artigo científico sobre o software foi aceito na EDULEARN15 – Conferência Internacional anual sobre Educação e Novas Tecnologias que em 2015 aconteceu em Barcelona/Espanha. O registro da patente na Revista da Propriedade Industrial – RPI – foi publicado na edição do dia 17 de maio de 2016.

O software ficará disponível para utilização no Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Aprendizagem do UNIFAFIBE (NIAAP). Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Me. Hélio José dos Santos Souza, o Centro Universitário desenvolverá um projeto de extensão para utilizar o “Pergunte” em escolas públicas de Bebedouro e também deixá-lo acessível para outras instituições de ensino.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.