Unike: startup de biometria facial recebe aporte de R$ 3 milhões

Companhia brasileira pretende reduzir a fricção de experiências do usuário com base na tecnologia de biometria facial

Author Photo
5:00 pm - 29 de julho de 2020
Unlike aporte Face ID. Future. Half Face of Young Caucasian Woman for Face Detection. Brown Female Eye Biometrical Iris Scan Reading for Person Identification. Augmented Reality. 3D Technology Concept.

A startup de biometria facial Unike Technologies anunciou nesta semana um aporte de R$ 3 milhões, liderado pelo Reussite, fundo do sócio da Extrafarma, Isaac Lazera.

A startup se define como um “FricTech“, companhia que é focada em retirar a fricção no acesso a produtos e serviços. Em comunicado, a Unike informa que deve usar o aporte para melhorar suas experiências e “entregas no mercado de educação, varejo, entretenimento, saúde e meios de pagamento” com suas soluções de reconhecimento facial. Entretanto, a companhia ainda não revelou mais informações sobre o estágio atual ou metas de futuro.

O criador do conceito é o empreendedor brasileiro André Barretto, que também é fundador da Unike. A empresa é uma evolução de uma série de negócios geridos pelo executivo. Uma das mais conhecidas é a carteira digital desenvolvida para eventos e clubes noturnos Zigpay.

Nesse caso, fricção pode ser compreendido como o uso da análise facial na substituição de logins e senhas. Ou seja, as várias formas de garantir autenticidade no acesso dos usuários.

O mercado de soluções de biometria facial tem crescido por conta da adoção da tecnologia em experiências de marcas como Itaú, Nubank, SulAmérica, Gol, Viajanet, dentre outros.

Leia também: Nubank anuncia aquisição da desenvolvedora Cognitect

Assim, cresce a necessidade de fornecedores que possam garantir essa tecnologia, o que fez com que o setor tenha se aquecido.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.