Unidas digitaliza jornada do cliente e reduz tempo de espera

Mais agilidade no processo de retirada do veículo em lojas de aluguel de carros e inúmeros serviços resultaram em maior eficiência

Author Photo
8:12 pm - 18 de março de 2020
foto João Mendes, Unidas - jornada do cliente foto João Mendes, Unidas - jornada do cliente

Rapidez, cuidado e confiança. Essas palavras não saíam da cabeça de João Mendes, head de TI da Unidas, em 2019. A tarefa para colocar essas inquietudes em prática não era fácil. De acordo com o executivo, com a concorrência acirrada, a empresa precisava aprimorar processos, agilizar a identificação de clientes, criar canais de atendimento e revitalizar os atuais, além de reduzir consumo de papeldiminuir o tempo de liberação do veículo e disponibilizar infraestrutura para conectar os clientes às lojas.  

“Começamos a trazer pessoas, treinar, a mudar a empresa. Criamos um aplicativo, focamos em transformação, fizemos chatbot e impulsionamos toda experiência para o cliente”, cita Mendes, que levou para casa o prêmio de Executivo de TI do Ano 2020, da IT Mídia em parceria com a Korn Ferry, na categoria Serviços DiversosDurante a implementação do projeto foi melhorado o tempo de resposta dos sistemas e disponibilizado novas opções de atendimento em mídias sociais para clientes segmentados e de nicho. 

Mudar a cultura 

A maior dificuldade, comumente enfrentada por executivos de TI, foi a mudança de mentalidade e de processos da empresa. Mendes revela que antes faltava uma estrutura e um compartilhamento de projetos interno. O CIO, então, iniciou uma conversa entre os diversos setores e conseguiu consolidar uma metodologia de trabalho que não existia.  

“Encorajamos o time na realização de múltiplas tarefas, promovendo maior colaboração e empoderamento. Foi criada uma estrutura para os squads, garantindo sinergia na entrega dos produtos”, destaca. 

Com a mudança, os novos canais digitais apoiaram uma melhor gestão e um dimensionamento operacional dos canais de atendimento humano, tornando a companhia mais eficiente. Com a integração do digital e presencial, seguindo o mesmo modelo de gestão por KPIs, foi possível mensurar não só quantidade e tempo de atendimento de cada canal, mas também a preferência e permanência dos clientes em cada um deles. 

Segundo o CIO, a área levantou dados que mostram a preferência dos clientes pelos canais implementados. Apenas no mês de dezembro foram mais de 80 mil usuários ativos, o que reflete um crescimento de 32% em relação ao mesmo período anterior e um tempo médio de permanência e engajamento no canal digital de mais de cinco minutos.  

Conforto para os clientes 

A mobilidade gerou conforto no aluguel de cacrrosNosso aplicativo é o único que, depois da primeira vez, permite pagar e tirar o carro, não precisa nem ir à loja”, explica Mendes. Segundo estimativas do especialista, em cerca de quatro minutos é possível alugar um veículo, concluindo o serviço. Mais agilidade, sem papel e menos burocracia. A tecnologia aplicada ao projeto também empoderou o cliente para realizar cancelamento e modificações na reserva por canais digitais, sem necessidade de deslocamento às lojas físicas ou ligações telefônicas para o SAC. 

Foram adicionados fatores de segurança como processamento de imagens, aprendizado de máquina e inteligência cognitiva. A preocupação com a segurança fez com que fossem reduzidos os riscos de fraudes digitais, que poderiam impactar a confiabilidade do projeto. 

 “A restruturação tecnológica da Unidas com projeto nos preparou para o futuro. Hoje, temos flexibilidade e agilidade para oferecer nossos serviços. Abrimos novas possibilidades de modelos de negócio para a companhia, como o conceito de loja autônoma, atendendo as mudanças no comportamento social com a mobilidade veicular. 

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2020, na categoria Serviços Diversos 

1º João Mendes, Unidas  

2º Raul Renteria, OLX  

3º Rafael TobaraSapore  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.