União Europeia aprova lei para forçar plataformas de tecnologia a policiar conteúdo

Um mês depois de aprovar sua histórica Lei de Mercados Digitais, nova Lei de Serviços Digitais do Parlamento Europeu procura combater a desinformação

Author Photo
10:00 am - 27 de abril de 2022

O Parlamento Europeu aprovou a Lei de Serviços Digitais (DSA), uma legislação que estabelece novas regras sobre como as empresas de internet devem manter os usuários europeus protegidos contra desinformação on-line e conteúdo, bens e serviços ilegais.

Sob o DSA, a prática de direcionar usuários on-line com base em sua religião, gênero ou preferências sexuais será banida, assim como os chamados padrões escuros, design enganoso da web destinado a incentivar as pessoas a clicarem involuntariamente em conteúdo on-line.

Grandes plataformas on-line também serão forçadas a divulgar quais medidas estão tomando para combater desinformação ou propaganda, enquanto as vítimas de violência cibernética e o compartilhamento não consensual de conteúdo ilegal serão mais bem protegidas com remoções imediatas.

As crianças também estarão sujeitas a novas salvaguardas, o que significa que as plataformas devem garantir altos níveis de privacidade e segurança para menores e impedir que sejam alvo de publicidade on-line.

As empresas que descumprirem serão multadas em até 6% do faturamento global.

A legislação foi aprovada no sábado, 23 de abril, após uma maratona de 16 horas de negociações, e ocorre apenas um mês após a União Europeia aprovar o Digital Markets Act (DMA), que visa controlar o poder das grandes corporações de tecnologia, forçando-as a mudar como integram serviços digitais e lidam com dados de clientes.

“A DSA atualizará as regras básicas para todos os serviços on-line na União Europeia. Assegurará que o ambiente on-line continue a ser um espaço seguro, salvaguardando a liberdade de expressão e as oportunidades para os negócios digitais. Isso dá efeito prático ao princípio de que o que é ilegal off-line deve ser ilegal on-line”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em comunicado.

Legisladores europeus visam big tech

O DMA e o DSA não serão as únicas peças da nova legislação que as corporações de tecnologia terão que enfrentar este ano. No início deste ano, o governo do Reino Unido adicionou novos requisitos à sua Lei de Segurança On-line para responsabilizar as plataformas de mídia social e os mecanismos de pesquisa por fraudes ou anúncios fraudulentos que aparecem em seus sites.

Para as empresas que violarem essas regras, o órgão regulador de comunicações do Reino Unido, Ofcom, terá o poder de bloquear seus serviços no Reino Unido ou emitir multas de até £ 18 milhões (US$ 23,7 milhões), ou 10% do faturamento anual.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.