Uma escola chamada Bradesco

Trinta e seis anos ao lado da tecnologia na instituição colocaram Rogério Pedro Câmara à frente de projetos como o Ágora, Casa de Investimentos

Author Photo
8:06 pm - 18 de março de 2020
Rogério Pedro Câmara ,executivo Bradesco Rogério Pedro Câmara ,executivo Bradesco

O calendário exibia o ano de 1983 quando Rogério Pedro Câmara iniciava sua carreira no Bradesco como escriturário. Talvez não imaginasse que começava ali uma longa jornada de 36 anos vendo, acompanhando de perto e participando da evolução tecnológica da instituição financeira. 

“Foi e é uma verdadeira escola. Nada melhor do que aprender na prática, as boas práticas. O Bradesco dá muitas oportunidades a quem está aberto para elas. Valoriza muito a prata da casa. Aprendi em todas as etapas”, diz. 

Câmara passou por várias áreas, entre elas Inspetoria Geral, Auditoria e Governança de TI. Enfrentou o desafio de exercer a função de PMO, crítica por ser responsável em manter qualidade, segurança e prazo na entregaParticipou de todas as etapas de lançamento da plataforma digital Next e da assistente virtual Bia, entre outras inovações. 

“Aqui a gente constrói um lego de conhecimento. É uma verdadeira escola. É muito gratificante estar presente em todas a jornadae saber que o banco tem propósito claroplanejamento, valor pelo trabalho e comprometimento e ética no relacionamento com os clientes”, relata, acrescentando que há a preocupação em potencializar as competências de cada um. “Temos a melhor universidade corporativa do mundo.” 

Câmara, no entanto, diz que em toda essa trajetória de evolução da tecnologia no Bradesco, o maior desafio sempre foi a gestão de pessoas, saber lidar com elas, incentivá-las, manter a harmonia do time, colocar as pessoas certas, no lugar certo. “São as pessoas que viabilizam o sucesso dos projetos e o contrário também é verdadeiro”, revela.  

Desafio da integração 

O projeto ÁgoraCasa de Investimentos, que deu a Câmara o título de Executivo de TI do Ano 2020da IT Mídia, em parceria com a Korn Ferry, na categoria Bancos, teve como desafio criar uma plataforma unificada, ágil, dinâmica, diferenciada e atualizada para os clientes pessoa física da Corretora Bradesco que operam mercado de capitais. Para isso, foi necessário migrá-los para a Ágora Investimentos, tornando a Ágora a Casa de Investimentos para correntistas e não correntistas. 

A nova arquitetura possibilitou a oferta de produtos de terceiros para os clientes do Bradesco, ampliando o portfólio e suprindo a demanda. Os correntistas passaram a contar com a facilidade do débito e crédito em conta corrente na liquidação de operações. Outro ganho é que a corretora também será conectada ao Next, banco digital do Bradesco.  

Câmara diz ter sido uma real transformação digital. Os sistemas da Ágora estavam defasados, sendo necessária uma reengenharia, particionando sistemas legados, criando camadas digitais em microsserviços e revendo questões ligadas à segurança e à performance. Foram implementadas inovações, desde métodos, tecnologia até modelos de gestão e negócios.  

Frutos relevantes foram colhidos com a plataforma única. Trouxe diferenciais como venda de renda fixa 24h no ar, fundos espelhos por conta e ordem de outros gestores externos e 200 melhorias em backoffice para eficiência do processo. E mais: cerca de 80% dos cadastros são aprovados automaticamentealém de proporcionar mais rapidez nas confirmações aos clientes e flexibilidade para lançar produtos exclusivos, como COE, renda fixa entre outros.  

Para correntistas proporcionou integração automática pelo Internet Banking e pelo Mobile PF, que possibilita ao cliente, por single sign-onacessar seus investimentos na plataforma da Ágora. 

A adoção do modelo Ágil, em formato de esteiras (squads), com entregas rápidas e incrementais, focadas no valor do cliente, contou com participação integral das diversas áreas de negócio, desenvolvimento, arquitetura e infraestrutura, bem como do cliente externo e interno, que apontaram suas necessidades. “Sem dúvida, foi um grande aprendizado”, diz o Executivo de TI do Ano, que, apesar da larga experiência, sempre está aberto a aprender nessa sua escola chamada Bradesco. 

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2020, na categoria Bancos 

1º Rogério Pedro Câmara, diretor-gerente do Bradesco

2º Rudy Cordeiro, diretor de tecnologia do Banco BS2

3º Luiz Henrique Guimarães de Freitas, CIO – Superintendente Geral do Banco Original

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.