Uma das maiores distribuidoras de petróleo do País expande uso de Qlik

Grupo Toccato comanda projeto com BI, em conjunto com a Planner Sistemas

Author Photo
10:00 am - 26 de março de 2020
SP Combustíveis SP Combustíveis

A SP Combustíveis, uma das cinco maiores distribuidoras de petróleo do País, contou com o apoio do grupo Toccato e da Planner Sistemas para aprimorar sua forma de gerir dados e tomar decisões mais assertivas. A parceria a seis mãos entre as empresas se deu para que o BI e Analytics da Qlik fosse implementado.

A distribuidora afirma que, antes da implementação, o departamento de TI estava sobrecarregado e não apresentava dados estruturados. A principal demanda era acompanhar os dados de forma ágil e conseguir informações concisas. Cícero Ney, Gerente de TI da SP Combustíveis, diz que a tomada de decisões rápidas e estratégicas é fundamental dentro de um mercado tão dinâmico. “Com a criação de painéis, podemos fazer todo o acompanhamento de vendas, bem como resultados da empresa. Por ser um mercado muito dinâmico, precisamos tomar decisões rápidas e acompanhar o andamento dos clientes”, explica.

Já Luciano Dozól, CEO da Planner Sistemas, pontua o principal diferencial da implementação. “Conseguimos manter o histórico de cerca de oito anos da empresa por meio de um recurso da Qlik, o que foi fundamental para melhores análises e gestão como um todo. Foi implantado com Qlik extraindo automaticamente toda movimentação do SAP ECC, gerando uma verdade única com flexibilidade para análise da margem geral, chegando até na margem por cliente, vendedor, assessor e produto. E ainda, análise de metas x realizado”, comenta.

A empresa contrata a licença Dual Use e passa a utilizar Qlik Sense, apoiando-se em recursos como o Geoanalytics. O uso de QlikView se dá nas áreas de vendas, controladoria e frotas, tendo uma potencialização da gestão e controle dos custos. “A SP Combustíveis passa a aproveitar os benefícios do Qlik Sense em sua gestão, usufruindo de recursos visuais que facilitam a rotina. O controle de custos conquistado após a implementação da ferramenta é o resultado que se esperava, tendo em vista o porte das operações em território nacional”, finaliza Eduardo Nistal, CEO do Grupo Toccato.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.