Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Segundo levantamento, brasileiros são também os mais preocupados com questões de segurança financeira

Author Photo
2:07 pm - 11 de agosto de 2022

Nova pesquisa da IBM sobre fraudes digitais identificou que quase um terço (31%) dos brasileiros já sofreu fraude financeira envolvendo cartões de crédito, fraude essa mais comum em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os consumidores brasileiros e de Cingapura são aqueles que mais se mostraram preocupados com questões de segurança financeira (85% dos brasileiros e 79% dos entrevistados de Cingapura citam preocupações com fraude de cartão de crédito).

Quando se trata de fraude em escala global, cidadãos americanos são as vítimas mais frequentes de fraudes em cartão de débito de todos os países em todo o mundo, segundo relatório da IBM. Os entrevistados americanos também passaram a maior parte do tempo tentando recuperar o dinheiro perdido devido a cobranças fraudulentas.

No entanto, quando se trata da quantidade de dinheiro perdido em cobranças fraudulentas entre os países pesquisados, a Alemanha, de longe, foi o país mais vitimado, com os entrevistados perdendo mais de três vezes o valor financeiro total do segundo país na lista (Cingapura).

Na maioria dos países, os consumidores veem os bancos como a instituição financeira mais responsável pela prevenção de fraudes, com maior percentual no Brasil, enquanto no Japão as redes de pagamento foram as instituições financeiras mais responsáveis neste quesito. Na China, os entrevistados registraram a maior porcentagem de consumidores que acham que os reguladores governamentais são os maiores responsáveis ​​pela prevenção de fraudes.

Millenials mais atacados

Segundo o relatório, os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) são consistentemente as maiores vítimas de todas as formas de fraude, desde as com cartões de crédito e débito até carteiras digitais, pagamentos digitais, bancárias e fiscais.

Já os da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) relataram o segundo maior número de cobranças fraudulentas feitas por seus cartões de crédito ou aplicativos de pagamento digital, enquanto a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) relatam o terceiro maior número de casos de perda de dinheiro como resultado de cobranças fraudulentas.

Os millennials também passam a maior parte do tempo tentando recuperar dinheiro perdido devido a cobranças fraudulentas, contestando e verificando contas por atividades fraudulentas ou incomuns de qualquer um dos grupos geracionais.

A faixa etária mais jovem sofreu fraudes com mais frequência por meio de aplicativos de pagamento digital, enquanto todas as outras gerações enfrentaram problemas de segurança financeira com mais frequência por fraude de cartão de crédito. GenZers também foram a geração menos impactada por fraude de cartão de crédito.

“As fraudes financeiras e as ameaças cibernéticas são crescentes para as instituições financeiras globais e seus clientes, aumentando a necessidade das empresas acelerarem as medidas preventivas para ficarem à frente de atividades criminosas sofisticadas”, disse Shanker Ramamurthy, sócio-gerente de Global Banking & Financial Markets da IBM. “À medida que a evolução da economia global em direção a uma sociedade sem dinheiro continua a uma velocidade vertiginosa, os bancos e outras instituições financeiras devem continuar investindo na modernização de sua infraestrutura e no reforço de talentos críticos para lidar com os desafios que enfrentam de malfeitores”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.