Notícias

Um quarto dos consumidores brasileiros quer fim do dinheiro físico

Quase um terço dos consumidores brasileiros (31%) não carrega mais carteira e faz todos os pagamentos digitalmente. Mais de um quarto (26%) acredita que a sociedade deveria eliminar o uso do dinheiro físico no próximo ano, enquanto outros 31% consideram que isso acontecerá entre três e cinco anos.

Todos os dados fazem parte de um estudo da Ayden, chamado Relatório Varejo 2024, e que aponta que o consumidor brasileiro está cada vez mais adepto aos meios de pagamento digitais. A pesquisa foi realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr).

Os consumidores do País dizem que preferem métodos mais simples e ágeis para fazer compras online. Cerca de 18% afirmaram que querem concluir transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.

Leia também: Mobile banking é canal favorito de brasileiros

“O Pix foi um ótimo propulsor de digitalização, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, diz Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.

Os brasileiros também revelaram que estão à frente da média global quanto se fala em tecnologias de segurança: 30% dos consumidores já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações online ou presenciais, enquanto globalmente são 18%.

Para a pesquisa foram entrevistados 2.003 consumidores e 518 empresas brasileiras entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.

Papel das empresas

O relatório mostrou que 59% dos brasileiros saem de lojas físicas e 46% desistem de comprar online se não puderem pagar como desejam. E mais de um quarto (27%) dos varejistas brasileiros reconhecem, inclusive, que atender essas expectativas é um desafio.

“Enquanto os consumidores buscam conveniência, cabe às empresas fornecer o que está ao alcance em termos de serviços e métodos de pagamento, alinhados com as preferências do cliente”, diz Migliacci.

De acordo com a pesquisa, as empresas estão se preparando para proporcionar jornadas digitais mais flexíveis. Mais da metade das empresas brasileiras (51%) já aceita pagamentos por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, por exemplo. Quase o dobro da média global de 28%.

Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts on-line com apenas um clique, também acima da média global, de 19%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

3 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

3 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

3 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

4 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

4 horas ago