Um panorama global sobre a integração de dados

A demanda por uma nova abordagem sobre os dados tem caráter global e indica um futuro promissor para empresas amadurecidas digitalmente

Author Photo
9:30 am - 02 de maio de 2022
dados

O avanço de novas tecnologias sobre o meio corporativo é um fenômeno global, isso é fato. Sob a perspectiva de organizações que desejam alavancar seus níveis produtivos e conquistar resultados transformadores, se mostra cada vez mais necessária a utilização de soluções disruptivas, alinhadas com um mercado mundial dinâmico e exigente. Essa premissa também se aplica à forma como as empresas lidam com os dados armazenados, afinal, como objetos de alto valor estratégico, são diretamente afetados pela automação de processos.

Seguindo essa linha de raciocínio, para companhias que já são atuantes ou desejam consolidar seus serviços em outros países, conceder uma abordagem segura e analítica sobre as informações manuseadas é um diferencial que não pode ser menosprezado. No contexto legal, o tom de obrigatoriedade é ainda mais contundente, visto que grande parte das nações possuem leis voltadas para a integridade dos dados, a exemplo do próprio Brasil, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mercado de TI não deve recuar

A integração representa uma etapa primária e fundamental para que os dados sejam utilizados de forma estratégica. Por meio de medidas de preparação e refinamento desses materiais, os profissionais poderão extrair insights valiosos, que servirão de apoio para decisões conscientes e assertivas. Porém, para que esse procedimento possa ser conduzido, é preciso ter uma estrutura digital concreta e eficiente.  Para se ter uma dimensão em maior escala, segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, estima-se que os gastos mundiais de TI terão um crescimento de 5,1% em 2022.

De modo geral, o investimento em tecnologia deve continuar aquecido, mantendo um ritmo de aprimoramento contínuo para organizações inseridas nesse contexto de escalabilidade e disrupção. Entre as razões que justificam o quadro, é possível indicar a reformulação do fluxo de dados como um motivo recorrente e que, não por acaso, costuma pautar projetos relacionados à implantação de ferramentas tecnológicas.

Preparação e análise dos dados: integração como fonte de oportunidades

Por que a fase de integração merece tanto destaque quando o assunto é análise de dados? Como citado anteriormente, é nessa etapa que se estabelece um sistema intuitivo, ágil e capaz de qualificar a informação obtida. Outro ponto relevante é a centralização dos dados em um ambiente acessível, que fique à disposição dos colaboradores em tempo real.  Sem um trabalho robusto no que diz respeito à unificação do fluxo informacional, dificulta-se a criação de estratégias orientadas à inteligência analítica.

Concluindo o artigo, para empresas operantes tanto no Brasil quanto no exterior, o compromisso de se fomentar uma relação produtiva e em conformidade com os dados permanece o mesmo, abrindo portas para uma nova cultura de tomada de decisão – dessa vez, que vá além de fatores como intuição e experiência.

Por consequência, tendo condições de fornecer o devido cuidado à parte de integração dos dados, o gestor poderá refletir todos esses benefícios em métodos compatíveis com a realidade enfrentada pela organização, suprindo demandas das mais diversas origens, como melhorias internas, relacionamento com o cliente, planejamentos de mercado, entre outros tópicos cruciais para o sucesso do negócio. Sem dúvidas, essa é uma tendência global que se justifica na prática, demonstrando com fidelidade o potencial por trás dos dados.

*Guilherme Tavares é Global COO do Grupo Toccato

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.