UFG inaugura infraestrutura com tecnologia Nvidia Enterprise para projetos de IA

Author Photo
5:00 pm - 20 de outubro de 2021
Instituto de informatica ufg

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura, nesta quinta-feira (21), uma nova infraestrutura de tecnologia focada em executar projetos de IA para pesquisa e projetos industriais. A nova infraestrutura, iniciativa do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), uma unidade Embrapii, inclui a aquisição da Nvidia DGX A100, sistema universal para todas as cargas de trabalho de IA.

O CEIA será a primeira instituição na América Latina a adquirir a DGX A100 com 80 GB de memória, o servidor IA mais rápido do mundo, segundo comunicado das organizações. O novo equipamento Nvidia Enterprise irá auxiliar com projetos de automação de textos jurídicos, sintetização de voz artificial e reconhecimento de fala. Cerca de 20Tb de dados deverão ser processados no equipamento por mês.

A iniciativa do CEIA, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), conta com investimento de R$ 1,4 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com associação a recursos da Procuradoria Geral do Estado de Goiás, que desenvolve projetos de inovação com o CEIA.

“Atualmente é difícil imaginar fazer IA de ponta sem o uso de GPUs potentes e modernas como a Nvidia A100. Nós temos vários projetos que estavam aguardando a chegada deste equipamento”, disse Anderson da Silva Soares, coordenador do CEIA da UFG e Diretor do curso de Redação de IA na UFG. “A DGX será utilizada 24 horas por dia, 365 dias por ano. Foi instalada com toda a sua capacidade comprometida até meados de 2023. Esperamos processar algo em torno de 20Tb de dados por mês”.

De acordo com o CEIA e a Nvidia, a instituição deverá incluir ainda outras ferramentas da divisão Nvidia Enterprise para aprimorar a infraestrutura.

De acordo com o comunicado, o investimento aplicado no equipamento DGX-A100 da Nvidia deverá ter um retorno rápido. Contratos que arrecadaram um valor superior ao que foi aplicado já foram fechados e a UFG estima que até o final de 2022 o retorno será recorde. Em comparação, o equipamento anterior adquirido pela universidade, em 2017, uma DGX-1, trouxe um retorno direto de cerca de oito vezes do valor investido.

“O Brasil como um todo se beneficiará muito desse avanço tecnológico. Os alunos, pesquisadores e cientistas de dados poderão exercer suas pesquisas de forma prática e muito mais eficiente. Ao mesmo tempo, as empresas têm a possibilidade de se tornarem mais competitivas no mercado, já que contam com profissionais melhores e podem criar projetos de inovação avançados”, complementa o coordenador do CEIA.

Para Marcio Aguiar, Diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina, esse é um grande passo para a comunidade científica, acadêmica e empresarial. “É uma conquista que visa desenvolver e testar ideias inovadoras sobre IAs, algo que não seria possível sem esse tipo de equipamento”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.