UE examina ações de TikTok sobre privacidade de dados

União Europeia criou força-tarefa para coordenar possíveis investigações sobre o aplicativo

Author Photo
3:42 pm - 10 de junho de 2020

O aplicativo TikTok, da chinesa ByteDance, se tornou alvo de amplos exames sobre suas políticas de privacidade, após uma decisão dos chefes de proteção de dados da União Europeia para coordenar possíveis investigações.

O anúncio foi realizado por autoridades da UE e segue decisão da comissão de proteção de dados da Holanda, que abriu uma investigação em maio sobre as políticas de privacidade da empresa para proteger os dados de menores de idade.

Reguladores da União Europeia também expressam “preocupações com certos desenvolvimentos em tecnologias de reconhecimento facial”. Em comunicado à Bloomberg, o Tiktok afirma que “a principal prioridade da empresa é proteger a privacidade e a segurança de nossos usuários” e se diz “feliz em cooperar” com as investigações.

A plataforma já enfrenta uma série de questões sobre privacidade nos Estados Unidos, em que políticos acreditam que o aplicativo chinês pode comprometer a segurança nacional. De acordo com o TikTok, a companhia não tem ligação com o governo chinês e não compromete a segurança de dados de seus usuários.

O regulamento de proteção de dados europeu, a GDPR, permite que autoridades multem em até 4% das vendas anuais globais empresas que violem as rígidas regras de proteção de dados da região.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.