Notícias

Uber terá gravação de áudio para passageiros e motoristas em viagens

Nesta quarta-feira (6), a Uber realizou o primeiro evento de segurança da América Latina em São Paulo e anunciou uma série de novidades. Dentre elas, motoristas parceiros e passageiros poderão gravar o áudio das corridas.

A empresa diz que a opção de gravar o áudio de uma viagem/corrida estará disponível para motoristas parceiros e usuários. Um botão será implementado na Central de Segurança do aplicativo, e ele poderá ser ativado antes ou durante a viagem.

Motoristas e usuários não terão acesso efetivo ao arquivo de áudio, entretanto. Ele será criptografado, e se houver algum problema, o áudio poderá ser enviado para a central de suporte da empresa.

O arquivo, que fica armazenado no telefone de quem fizer a gravação, pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades.

“Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem”, afirmou Kansal Sachin, diretor global de produtos de segurança da Uber.

Ele diz que a ferramenta foi desenhada pensando na privacidade. “O áudio é encriptado e permanece gravado no aparelho, o que significa que ninguém consegue acessá-lo”, disse. Sachin completa informando que a empresa tem a chave da criptografia, mas só tem acesso ao áudio se motorista ou usuário decidirem enviá-lo para a empresa.

Outra medida permite que usuários denunciem um problema durante o trajeto da viagem, como direção imprudente e afins. Ao término, o suporte da Uber entrará em contato para obter mais informações.

Paradas não previstas

Em caso de rolar uma parada longa e não prevista, a Uber poderá iniciar uma checagem e enviar uma mensagem ao motorista e ao usuário. Essa funcionalidade foi pensada para perguntar se é necessário algum apoio ou suporte na viagem.

A Uber também anuncia novas medidas de verificação: uma delas é que o usuário pode optar por receber uma senha de quatro dígitos que deve ser confirmada pelo motorista para iniciar uma corrida.

A plataforma também anuncia que, além da selfie que os motoristas fazem normalmente para comprovar que são eles mesmos no volante, o recurso de identidade vai solicitar que alguns movimentos sejam realizados para a verificação de identidade.

Isso significa que o motorista parceiro precisará piscar, sorrir, virar o rosto e afins. A empresa prevê que a ferramenta pode ajudar na prevenção de fraude e protege a integridade da conta dos motoristas.

No primeiro trimestre de 2020, outro recurso chegará ao Brasil: o Doc Scan. Ele já funciona no Chile como um projeto-piloto, e prevê que usuários sem meios de pagamentos digitais submetam uma foto de algum documento de identificação para autentificar seus dados.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

10 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

11 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

13 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

14 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

14 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

15 horas ago