Uber perde licença para atuar em Londres e ações caem US$ 3 bilhões

Empresa de transporte anuncia que recorrerá da decisão; carros poderão continuar circulando até o resultado do processo

Author Photo
9:50 am - 25 de novembro de 2019
Uber Uber

Nesta segunda-feira (25), o órgão Transport for London (TfL) revogou, pela segunda vez, a licença da Uber para trabalhar na cidade. São citadas falhas no sistema de segurança e proteção do serviço oferecido aos clientes.

O padrão de falhas encontra-se no registro de motoristas. As autoridades citam que mais de 14 mil viagens foram feitas com motoristas sem seguro. Em medida anterior, a Uber permitiu que motoristas enviassem suas fotos para as contas de outros motoristas.

Desta forma, o órgão decidiu não renovar a licença da empresa. Em comunicado, a TfL disse que acredita que questões semelhantes possam ocorrer no futuro, “o que levou a concluir que a empresa não está em boa forma no momento”.

A empresa de transporte terá 21 dias para recorrer ao processo final. Os carros não serão retirados de circulação imediatamente e podem continuar operando até o resultado do processo.

A primeira vez que a Uber teve licença rejeitada pela TfL foi em setembro de 2017. No ano seguinte, a empresa conseguiu uma licença de 15 meses para continuar atuando em Londres. Na cidade, a empresa possui cerca de 45 mil motoristas.

Em nota, o gerente regional da Uber em Londres, Jamie Heywood disse que “a decisão da TfL de não renovar a licença da Uber em Londres é extraordinária e errada”. Ele reforça que, nos últimos dois anos, a empresa trabalha para estabelecer “o padrão de segurança”.

Heywood ainda cita que a empresa fará “todo o possível para trabalhar com a TfL para resolver esta situação”, “em nome dos 3,5 milhões de passageiros e 45 mil motoristas licenciados”.

Londres é uma cidade bem importante para o negócio da Uber. Nas negociações do pré-mercado, em Londres, as ações da empresa caíram 6.3% nesta manhã; isso corresponde a uma perda de US$ 3 bilhões, do valor de mercado.

Com informações de: Reuters, Business Insider.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.